Saiba como descobrir senha de Wi-Fi já conectado em seu celular

Veja o passo a passo para conferir a senha da rede de Wi-Fi que conecta automaticamente no seu smartphone.

Imagine que você chegou na casa de uma tia e, como já é costume, pediu a senha para conectar seu celular com o Wi-Fi da residência. Dias depois, você voltou a visitar essa tia, acompanhado de um amigo. Seu amigo também quer a senha da internet, mas a sua tia não se lembra desse dado — para piorar, o código não está anotado em papel.

continua depois da publicidade

Uma forma de resolver a situação é usar o seu próprio celular, afinal, como você conectou seu aparelho à internet da última vez que esteve na casa da sua tia, agora a conexão aconteceu de forma automática. A pergunta é: o que é preciso fazer para ter acesso a essa senha?

Como encontrar a senha do Wi-Fi pelo celular?

Existem algumas formas de ter acesso à senha do Wi-Fi que conecta automaticamente com o seu celular. Os procedimentos a seguir são válidos para smartphones que usam tanto o sistema operacional Android quanto o iOS. Confira:

continua depois da publicidade

Entrando em “Configurações de rede” para conseguir o endereço de IP

No Android, vá em “Configurações”, depois em “Rede e internet” e, finalmente, em “Wi-Fi”. Isso mostrará a rede conectada e o endereço de IP. É essa informação que queremos. Nas versões mais atuais do Android, o IP pode estar na opção “Gateway” ou “Roteador”.

No iOS, vá em “Ajustes”, depois em “Wi-Fi”, veja a rede e também o endereço de IP, que fica na área do roteador.

Acessando o roteador

Agora, copie o código do IP, que você encontrou seguindo os passos descritos no item anterior. Abra o navegador de internet e cole esse número no campo de busca. Isso permitirá que você tenha acesso aos dados do roteador de internet.

continua depois da publicidade

Se você já tiver login e senha, insira esses dados do aparelho. Caso contrário, essas informações devem estar nos manuais do aparelho ou coladas no próprio dispositivos.

Encontrando a senha

Esse passo a passo pode variar um pouco conforme o provedor de internet sem fio. De modo geral, procure o menu relativo a “Wi-Fi”, “Rede Sem Fio” ou “Wireless”. Feito isso, encontre o campo onde está escrito a palavra “Password” ou “Senha” e clique sobre ele.

Ao fazer isso, você verá, finalmente, qual é a senha cadastrada na rede Wi-Fi.

continua depois da publicidade