10 hábitos que acabam com a saúde da bateria do seu celular

Confira os hábitos cotidianos que podem estar comprometendo a saúde da bateria do seu celular e descubra dicas valiosas para otimizar sua vida útil.

A bateria do celular é um dos componentes mais vitais do dispositivo. Ela fornece a energia necessária para manter o aparelho funcionando e, como tal, seu cuidado e manutenção são cruciais. Contudo, muitos de nós, inadvertidamente, temos hábitos que podem diminuir sua vida útil. Aqui, vamos explorar os hábitos mais comuns que podem prejudicar a saúde da bateria do seu celular.

continua depois da publicidade

1. Carregar o celular a 100% sempre

Pode parecer contraintuitivo, mas carregar seu telefone a 100% constantemente não é ideal para a saúde da bateria. A maioria das baterias de íons de lítio (usadas em muitos smartphones) prefere ser carregada em uma faixa de 20% a 80%.

2. Deixar o celular descarregar completamente

Da mesma forma, deixar seu telefone descarregar completamente também é prejudicial. Descarregar repetidamente a bateria até 0% pode diminuir sua capacidade ao longo do tempo.

Carregamento do celular

Carregamento do celular. Imagem: iStock.com/oatawa

3. Usar o celular enquanto carrega

Usar o telefone enquanto ele está sendo carregado pode causar superaquecimento, o que, por sua vez, pode afetar negativamente a saúde da bateria.

4. Carregadores de baixa qualidade

Os carregadores não originais ou de baixa qualidade podem não fornecer uma carga estável ou serem incompatíveis com as necessidades específicas do seu dispositivo, prejudicando a bateria.

5. Exposição ao calor

Deixar seu celular sob o sol ou em locais muito quentes pode causar danos à bateria. O calor é um dos inimigos número um das baterias de íons de lítio.

continua depois da publicidade

6. Aplicativos em segundo plano

Muitos aplicativos continuam funcionando em segundo plano, consumindo energia mesmo quando você não os está usando. Regularmente, verifique e feche os aplicativos que não estão em uso.

7. Ignorar atualizações de software

As atualizações de software muitas vezes incluem otimizações que podem ajudar a prolongar a vida útil da bateria. Ignorar essas atualizações pode significar que você está perdendo essas otimizações.

8. Configurações de brilho máximo

Manter o brilho da tela no máximo o tempo todo consome uma quantidade significativa de energia. É aconselhável ajustar o brilho de acordo com a necessidade.

continua depois da publicidade

9. Conexões desnecessárias

Manter o Wi-Fi, o Bluetooth ou o GPS ligado o tempo todo pode drenar a bateria mais rapidamente. Se você não estiver usando uma dessas conexões, desligue-a.

10. Ignorar os modos de economia de energia

Muitos smartphones oferecem modos de economia de energia que ajustam o desempenho do dispositivo e as configurações de rede para prolongar a vida útil da bateria. Use-os quando achar necessário.

Dicas para manter a bateria saudável:

Verifique a saúde da bateria regularmente:
Muitos dispositivos têm opções nas configurações para ver a saúde da bateria. Isso pode dar uma ideia de quando pode ser hora de substituí-la.

continua depois da publicidade

Evite carregar em locais quentes:
Se você notar que seu telefone está ficando quente enquanto carrega, pode ser útil removê-lo do carregador e permitir que esfrie antes de continuar.

Use acessórios de qualidade:
Invista em carregadores e cabos de qualidade que são compatíveis com o seu dispositivo.

A bateria do celular é um componente valioso que determina a utilidade e a eficácia do dispositivo. Proteger sua saúde requer atenção e cuidados regulares. Ao evitar os hábitos prejudiciais mencionados acima e seguir as dicas de manutenção, você pode prolongar significativamente a vida útil da bateria do seu telefone.