Confira 5 objetos misteriosos que já foram encontrados no fundo do mar

Muito além de animais exóticos e restos de navios que naufragaram: veja coisas estranhas que já foram achadas nos oceanos.

Você sabia que apenas 5% dos oceanos do nosso planeta foram explorados pela humanidade? A maior parte deles continua sendo um mistério e abriga formas de vida que nos parecem totalmente estranhas.

continua depois da publicidade

Além desses animais diferentes, que existem nas profundezas dos oceanos, com frequência são encontrados também alguns objetos misteriosos, que nem sempre dão pistas a respeito de sua origem ou de como foram parar lá.

Veja, a seguir, alguns dos objetos mais curiosos que já foram encontrados embaixo das águas:

continua depois da publicidade

Pirâmides

Não, você não leu errado. No Japão, as pirâmides de Yonaguni são um verdadeiro mistério até hoje. Descobertas em 1987 por um mergulhador, essas construções mostram plataformas alojadas umas às outras, em tamanhos diferentes.

Uma das paredes das pirâmides tem mais de 27 metros de altura e, de acordo com os cientistas que estudaram as construções misteriosas, elas devem ter pelo menos 10 mil anos de existência.

Lixão plástico

A ONG Ocean Voyages Institute descobriu, na chamada Grande Ilha de Lixo, localizada no Oceano Pacífico, um conglomerado de plástico que se uniu e deu origem a um objeto enorme, de 3,5 toneladas e que tinha mais de 6 metros de altura.

continua depois da publicidade

Esse foi o maior acúmulo de plástico oceânico já encontrado no mundo.

Cidade submersa

Na China, houve uma cidade misteriosa, chamada de Shicheng, que desapareceu devido à construção de uma hidrelétrica, em 1959. Em 2002, resquícios da cidade milenar foram encontrados a 40 metros de profundidade, na região conhecida como Atlântida Chinesa.

As bolotas misteriosas de Peruíbe

Em 2021, a faixa de areia da praia de Peruíbe, que fica no litoral de SP, amanheceu repleta de bolotas escuras, deixando os moradores intrigados. Alguns internautas diziam que os objetos estranhos só poderiam ter vindo de extraterrestres, e o fato de eles terem sumido completamente em 24 horas só colaborou com a especulação popular.

continua depois da publicidade

A explicação, contudo, não tem nada de sobrenatural. A prefeitura da cidade explicou que os tais objetos eram, na verdade, bolas de lama que foram jogadas no mar e viraram bolotas cobertas de areia.

Um rio!

Olha só que legal: no fundo do Mar Negro, existe um rio enorme que, se não estivesse submerso, seria simplesmente o sexto maior de todo o planeta. Com 35 metros de profundidade e 1 km de largura, ele é o maior rio submarino já identificado.