Entenda por que alguns países não usam o sistema métrico

Sistema métrico não é adotado por todos os países do mundo e alguns preferem usar outro padrão de medidas.

O sistema métrico surgiu como uma necessidade de padronização, imposta no século XV pelo advento das grandes navegações e o contato com povos distantes. Somente muito tempo depois, em meados do século XVIII o processo de padronização teve início durante a Revolução Francesa, sendo consolidado apenas no século XX.

continua depois da publicidade

Países do mundo inteiro adotaram o sistema métrico como padrão para medidas. Nesse sentido, pode-se dizer que o metro, a medida mais conhecida do Sistema Internacional de Unidades (SI), surgiu em 1670, como uma sugestão de um padre francês.

Embora o sistema métrico seja usado em boa parte do mundo, existem países que não adotaram esse padrão, como é o caso dos Estado Unidos. Assim como o país norte-americano, alguns outros lugares não usam o sistema métrico, optando por outras alternativas. Portanto, acompanhe o artigo e entenda por que alguns países não usam o sistema métrico.

continua depois da publicidade

Sistema métrico

Durante o período da Revolução Francesa surgiu a necessidade de se propor a criação de um sistema métrico decimal, que teria unidades como o metro, o litro e o quilograma. O processo de unificação sugerida pelo governo francês teria como objetivo unificar medidas e acabar com problemas no comércio e na indústria.

Em 1799 o governo francês determinou que a Academia Francesa de Ciências desenvolvesse um novo sistema de medidas, que viesse para substituir todos os outros já existentes. Desse modo, os cientistas conseguiram definir o metro como marca registrada naquele mesmo ano.

Entretanto, o metro só começou a ser integrado em outros países em 1875, pelo Tratado Internacional da Convenção do Metro. Inicialmente apenas 17 países constavam no tratado e a partir de 1889, todos os outros países aderiram ao tratado.

continua depois da publicidade

Mesmo sendo um tratado universal, existem alguns países que não adotaram o sistema métrico como o padrão. É o caso dos Estados Unidos, a Libéria e Mianmar. Outras situações incluem o uso de duas medidas, como no Reino Unido e em Hong Kong.

Estados Unidos e o sistema imperial

As unidades de medida no país norte-americano não seguem os padrões estabelecidos no mundo inteiro, com a adoção do sistema métrico. Por lá, as unidades de medida obedecem ao Sistema Imperial, usado pelo Império Britânico até 1965 – período em que o Reino Unido passou a adotar o sistema métrico.

Todavia, Thomas Jefferson foi o primeiro a demonstrar interesse em um sistema padrão, quando ainda exercia o cargo de secretário de Estado durante a década de 1790, entretanto nenhuma mudança teria ocorrido.

continua depois da publicidade

Sendo assim, enquanto a Revolução Industrial nos Estados Unidos acontecia no século XIX, os fabricantes americanos estavam calibrando máquinas e também medindo objetos usando as polegadas e as libras, medidas do sistema imperial.

A mudança para o sistema métrico iria ser um processo trabalhoso e caro, sendo que sempre que era levantado pelo Congresso americano, empresários e os próprios cidadãos já faziam questão de interromper a ideia de mudança.

Em 1975, o Congresso aprovou a Lei de Conversão Métrica, incentivando empresas a realizar transição para unidades de medida métricas. De caráter não obrigatório e com a certeza de que as unidades imperiais continuariam aceitas, os americanos não se preocuparam com as unidades.

continua depois da publicidade

Assim, no sistema adotado pelos Estados Unidos existem medidas diferentes das usadas normalmente. Confira:

  • Polegadas;
  • Pés;
  • Jarda;
  • Milha;
  • Fahrenheit;
  • Libras.