Conheça 5 invenções da NASA que as pessoas usam no dia a dia

Você provavelmente ficaria chocado ao saber que muitos itens que usamos todos os dias vieram de um laboratório da NASA. Veja alguns nessa lista.

Engenheiros e pesquisadores da NASA vêm descobrindo novas tecnologias e fazendo avanços científicos desde que a agência foi criada em 1958.

continua depois da publicidade

Embora suas invenções tenham sido focadas principalmente na exploração espacial, muitas descobertas entraram no mundo comercial na forma de produtos, sistemas de computador e máquinas usadas diariamente em uma variedade de indústrias.

Confira abaixo cinco invenções que se originaram na NASA e provaram ter uma influência positiva em nossa vida cotidiana.

continua depois da publicidade

1. Lentes resistentes a arranhões

A NASA criou lentes resistentes a arranhões para as viseiras dos capacetes dos astronautas porque o ambiente do espaço contém sujeira e partículas que podem danificar as lentes convencionais.

Posteriormente, a indústria óptica utilizou a tecnologia para criar lentes que agora são 10 vezes mais resistentes a arranhões do que nunca.

2. Fórmula para bebê

Muitas fórmulas infantis comercialmente disponíveis contêm ingredientes de enriquecimento nutricional que foram originalmente desenvolvidos pela NASA.

continua depois da publicidade

A agência estava explorando o potencial das algas para serem usadas como agente de reciclagem para viagens espaciais de longa duração. Isso acabou levando à criação de óleo vegetal à base de algas, mais tarde chamado de ‘Formulaid”.

Hoje, o Formulaid é encontrado na maioria das comidas para bebês dos EUA e como aditivo para fórmulas infantis em mais de 65 países ao redor do mundo.

3. Cardioversor desfibrilador implantável

O cardioversor desfibrilador implantável é uma invenção da NASA que traz benefícios substanciais para salvar vidas. Ele previne a arritmia em pacientes que têm condições de ritmo cardíaco errático e anormal.

continua depois da publicidade

Derivado da tecnologia de circuitos espaciais da NASA, este dispositivo marca-passo detecta a atividade cardíaca.

4. Implantes cocleares

Adam Kissiah, ex-engenheiro da NASA, idealizou e desenvolveu implantes cocleares em meados da década de 1970. Ele passava seus intervalos de almoço e outros tempos livres na biblioteca técnica do Kennedy Space Center estudando como aplicar princípios de engenharia para melhorar a audição.

Kissiah foi levado a desenvolver o dispositivo por sua frustração com sua própria deficiência auditiva. Assim sendo, sua pesquisa teve duração de três anos. Já em 1977, recebeu a patente de seu implante coclear.

continua depois da publicidade

5. Mouse

O humilde mouse de computador que usamos é outro produto oriundo da NASA. O dispositivo começou como um componente pequeno e relativamente simples de um objetivo mais amplo, de acordo com Bob Taylor, que financiou a NASA para pesquisas que levaram ao dispositivo no início dos anos 1960.

Taylor e Doug Engelbart (engenheiro que trabalhou na tecnologia de mouse no Stanford Research Institute) queriam encontrar uma maneira de tornar os computadores mais interativos e fáceis de usar.