WhatsApp: será possível reagir às mensagens dos contatos? Entenda

Parece que logo o aplicativo vai receber a atualização mais esperada em muito tempo. Será possível reagir diretamente nas mensagens, sem precisar responder.

Terminar uma conversa pode ser complicado e chato, especialmente quando não se tem nada para falar. Com isso em mente, os desenvolvedores de diversos aplicativos de mensagens (como iMessage, Slack e Instagram) já trouxeram a possibilidade de reagir com emojis diretamente no texto recebido.

continua depois da publicidade

Sentindo falta dessa possibilidade, os milhões de usuários do WhatsApp, começaram a pedir para a Meta (controladora do aplicativo, bem como do Instagram e Facebook) para adicionar essa funcionalidade ao famoso Zap.

Ao que tudo indica, a pressão fez efeito, já que a empresa estaria desenvolvendo uma versão de testes com base nas mesmas reações utilizadas no Instagram. Segundo informações do WABetaInfo, as alterações necessárias no aplicativo parecem estar quase prontas e devem ser lançadas num futuro update.

continua depois da publicidade

Serão disponibilizadas seis opções de emojis e não vai ter segredo na utilização. Para escolher, o usuário deverá deslizar o dedo sobre a mensagem fazendo com que o botão para reagir apareça. Então, clicando nesse botão o aplicativo irá apresentar os emojis, aí basta escolher e pronto.

As primeiras pessoas que terão essa funcionalidade liberada serão as participantes do programa de testes WhatsApp Beta, porque a intenção seria adicionar as reações já na próxima atualização beta para IOS e Android.

Somente após um período de utilização por esse grupo — e com eventuais ajustes que se mostrem necessários — a mudança seria disponibilizada para todos os usuários.

continua depois da publicidade

Foi divulgado, ainda, que as reações também possuirão criptografia de ponta a ponta, da mesma forma que as mensagens e backups atuais, o que garante que não haja diminuição na segurança dos usuários enquanto estiverem usando o aplicativo.

Agora é só esperar e ficar atento às atualizações na App Store ou na Google Play, pois logo as opções de coração, risada ou mãos rezando vão poder substituir aquele silêncio constrangedor e até a resposta que você nem queria dar.