Login no Google passa a ter dinâmica diferente; o que mudou?

A novidade faz parte do plano da empresa, que pretende ativar a nova dinâmica em 150 milhões de conta ainda neste ano de 2021.

Com o objetivo de oferecer uma camada extra de segurança à conta de seus usuários, o Google começou a enviar e-mails e notificações para alertá-los sobre a nova dinâmica de login, que é a verificação em duas etapas.

continua depois da publicidade

A novidade faz parte do plano da empresa, que pretende ativar a nova dinâmica em 150 milhões de conta ainda neste ano de 2021, conforme anunciado no mês de novembro. Os usuários que ainda não aderiram à ferramenta de segurança passarão pela mudança.

Como a nova dinâmica de login garante mais segurança

Com a verificação ativada, o usuário terá, além da solicitação da senha, uma segunda etapa no momento de fazer o login.

continua depois da publicidade

Dessa forma, cibercriminosos terão uma maior dificuldade de realizarem ataques e invasões.

Como funciona a verificação em duas etapas

Ao acessar cada plataforma ou rede social, o usuário consegue perceber que a verificação funciona de um jeito diferente. Ao acessar o Google, o usuário insere o login e a senha.

Após isso, ele recebe um código em seu celular para ser digitado no momento de acessar a conta, ou então faz a verificação clicando em uma notificação. Esse processo somente ocorre em logins feitos em novos dispositivos.

continua depois da publicidade

O que é necessário fazer caso já tenha a verificação em 2 etapas

Caso o usuário já tenha tido sua conta ativada pelo Google para a verificação em duas etapas, a única coisa de que ele precisa fazer é manter seus dados atualizados, como o número de celular e e-mail de recuperação.

É por meio deles que a gigante de tecnologia entra em contato com o usuário caso haja algum problema no login.

O que fazer caso o Google não tenha ativado a dinâmica de login

A expectativa do Google é, até o final do ano, ativar a verificação por padrão em 150 milhões de contas. Entretanto, as contas que não possuem mecanismos adequados de backup não estão inclusas nesse número.

continua depois da publicidade

Dessa forma, para ativar manualmente o recurso, o usuário precisa clicar neste link. Além disso, ele precisa verificar as ações necessárias para tornar sua conta mais segura na página de Verificação de Segurança.