Pela primeira vez na história, sonda da NASA encosta no Sol; entenda

Para se ter uma ideia da dimensão do processo de aproximação, a sonda encontrava-se a apenas 13 quilômetros do centro do Sol.

Nesta terça-feira (14/12), a Agência Espacial Americana (Nasa) divulgou uma das maiores conquistas da comunidade científica, que ajuda a entender melhor como funciona o processo de explosões solares que interferem na vida em nosso planeta. A sonda Parker Solar Probe, que foi lançada no ano de 2018, conseguiu se aproximar e encostar no Sol.

A sonda alcançou a camada mais externa do Sol, conhecida como coroa, e emitiu dados importantíssimos para estudos. Após o sucesso da missão ter sido confirmado, a Nasa publicou os dados obtidos na revista científica Physical Review Letters. A sonda conseguiu adentrar região onde os campos magnéticos são fortes o bastante para conseguirem o domínio dos movimentos das partículas energéticas.

Inicialmente, a sonda conseguiu percorrer a coroa solar em abril. Os dados, no entanto, não chegaram com muita rapidez. Somente alguns meses depois foi confirmada a aproximação. Além de ajudar a compreender mais objetivamente as explosões solares que ocorrem no Sol, os cientistas poderão, igualmente, ter mais dados para detalhar sua evolução e como interferem no sistema solar.

Os cientistas calculam que a sonda chegou próximo à coroa solar pelo menos três vezes numa sequência de entrada e saída. Até 2025, a sonda estará emitindo dados ao avançar ainda mais na órbita solar. Para se ter uma ideia da dimensão do processo de aproximação, a sonda encontrava-se a apenas 13 quilômetros do centro do Sol quando conseguiu penetrar pela primeira vez na fronteira irregular, que distingue a atmosfera solar e o vento solar.