Aguardado pelos usuários, feed cronológico do Instagram deve voltar em breve

A partir de 2016, as publicações no app começaram a aparecer para os usuários na ordem de relevância que o algoritmo decide.

O Instagram está planejando retomar com o feed em ordem cronológica, sem a influência de um algoritmo, a partir de 2022. A afirmação foi dada por Adam Mosseri, CEO da plataforma, durante sessão no Senado dos Estados Unidos. Mas, por enquanto, ainda não há uma data específica para a volta do recurso.

continua depois da publicidade

A mudança é, na verdade, uma retomada às origens do Instagram. Criado em 2010, a rede social somente passou a adotar o feed por engajamento em 2016, alguns meses depois de o Facebook comprar a plataforma.

As publicações no app, então, começaram a aparecer para os usuários na ordem de relevância que o algoritmo decide a partir do engajamento das publicações de fotos e vídeos. Inclusive, foi o Facebook que deu início a tendência de usar algoritmos, o que foi adotada também por outras redes sociais, a exemplo do Twitter.

continua depois da publicidade

Segundo Adam Mosseri, a mudança traria “mais transparência”, “prestação de contas” e “mais controle” aos usuários da plataforma. A decisão de retomar com o feed em ordem cronológica é tomada em meio à polêmica de que o Instagram é nocivo para a saúde mental de seus usuários.

Essa polêmica teve início após Frances Haugen, ex-gerente de produto do Facebook, vazar documentos internos do Facebook (agora Meta), os quais mostram pesquisas com dados preocupantes sobre os efeitos do uso das redes sociais, como na saúde mental, falhas no algoritmo de moderação e até mesmo manipulação de conteúdos de ódio para causar polêmicas.

Uma dessas pesquisas, inclusive, mostrou que 32% dos adolescentes consideravam que o uso do Instagram tinha piorado a imagem que tinham de seus corpos, com os quais não se sentiam mais satisfeitos. Os documentos indicam, portanto, que o Instagram sabia dos riscos do aplicativo para seus usuários, especialmente os mais jovens.

continua depois da publicidade