Veja como consultar os pontos da CNH pela internet

É importante regularizar a situação do motorista que tenha pontos na carteira.

Conforme estipulado pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o máximo de pontos que podem ser acumulados na carteira nacional de habilitação (CNH) é 40. Ainda que esse valor pareça alto, é preciso entender que ele é limitado a alguns casos específicos.

continua depois da publicidade

O número total de pontos que um motorista pode acumular em sua CNH ao longo do ano varia conforme o histórico de multas de cada condutor, por isso não dá para considerar o limite de 40 pontos como algo universal.

Essa pontuação máxima só vale, portanto, para os motoristas que não tiverem cometido nenhuma infração gravíssima — se tiver uma infração gravíssima, o limite cai para 30 pontos; se tiver duas, cai para 20 pontos.

continua depois da publicidade

Se você tem interesse em saber quantos pontos estão registrados em sua CNH, saiba que é possível fazer isso de forma simples e rápida. Tanto o site do Detran quanto o app Carteira Digital de Trânsito (Android e iOS) podem ser úteis nessa situação.

Como consultar os pontos da CNH pelo site do Detran

Para essa consulta, o condutor deve ter um cadastro válido no site do Detran de seu estado. Depois do cadastro, a chave de acesso é o CPF ou o CNPJ e a senha escolhida. Agora, entre na página do Detran do seu estado e siga este passo a passo:

  • Clique na aba “CNH”;
  • Escolha a opção “Consulta de pontos da CNH”.

Como consultar os pontos da CNH pelo app da Carteira Digital de Trânsito

Todo motorista habilitado pode ter a versão digital da CNH. Ao instalar o aplicativo, a chave de acesso também será o CPF ou CNPJ e a senha será a mesma que foi cadastrada no site do Detran.

continua depois da publicidade

Para fazer o download da versão digital do documento, é necessário que o motorista vá até uma sede do Detran e solicite um código. Depois, com esse código, a versão digital do documento pode ser baixada.

Para saber seus pontos usando o app, siga este passo a passo:

  • Abra o aplicativo e ache o campo “Infrações”;
  • Clique sobre ele e confira a situação da sua CNH.