Golpe do WhatsApp utiliza página falsa sobre dinheiro esquecido em bancos

Os indivíduos compartilham a mensagem com 10 pessoas para viralizar e, em seguida, clicam em link suspeito para serem redirecionados a um site.

Desde que o Banco Central (BC) anunciou que brasileiros (pessoas físicas e jurídicas) teriam dinheiro a receber de instituições bancárias, os criminosos viram uma oportunidade para arquitetar um novo golpe. A procura por este dinheiro extra fez com que muita gente buscasse obter informações.

continua depois da publicidade

Circulam, na plataforma de mensagens instantâneas do WhatsApp, mensagens que prometem a consulta diretamente no banco de dados do Banco Central para saber se as pessoas possuem direito. Os indivíduos compartilham a mensagem com 10 pessoas para viralizar e, em seguida, clicam em link suspeito para serem redirecionados a um site.

Geralmente, estes sites são muito parecidos com os oficiais e chegam a ter, por exemplo, a logomarca do Banco Central. A vítima do golpe fornece dados como CPF e nome completo. É importante frisar que só existe um site oficial para isso divulgado pelo BC. O endereço é valoresareceber.bcb.gov.br (verifique cada letra do url).

continua depois da publicidade

Muitas vezes, os golpistas já registram domínio parecido com o original. A empresa de segurança digital Kaspersky identificou várias mensagens com essa prática golpista nas redes sociais e que muitas pessoas caíram no golpe. O Banco Central já divulgou amplamente que não envia mensagens de WhatsApp para as pessoas entrarem no sistema.

Nesses esquemas criminosos, a Kaspersky identifica que os golpistas informam que o determinado usuário possui valores entre R$ 1 mil e R$ 4 mil para receber. Assim, aumenta o interesse da vítima, tornando-a ainda mais vulnerável. Na mensagem, ainda é informado que o pagamento do valor a receber será via Pix de forma instantânea, como ocorre de fato com os pagamentos do Banco Central.

É sempre bom frisarmos, mais uma vez, que o BC não envia mensagens e links para que o cidadão possa entrar.

continua depois da publicidade