Descubra como gerar o seu CPF Digital por meio do app do governo

Esta versão digital do CPF, no entanto, exige que o cidadão tenha Carteira Nacional de Habilitação - CNH devido à necessidade de identificação biométrica.

Atualmente, quase todos os documentos possuem uma versão digital com a mesma validade. Podemos citar Título de Eleitor, Carteira de Trabalho e CNH. Em São Paulo, por exemplo, já existe o RG na versão digital, que é aceito como documento pela Polícia Civil do Estado. Entre os documentos com a versão digital, também consta o Cadastro de Pessoa Física – CPF.

continua depois da publicidade

Esta versão digital do CPF, no entanto, exige que o cidadão tenha Carteira Nacional de Habilitação – CNH devido à necessidade de identificação biométrica. Desenvolvida por intermédio do Serviço Federal de Processamento de Dados, a funcionalidade do CPF digital foi lançada no ano passado pela Secretaria da Receita Federal.

O aplicativo está disponível gratuitamente para sistemas operacionais Android e iOS. Para ter acesso, é necessário baixá-lo, informar o CPF e preencher com os dados solicitados. O CPF com aquela versão de cartão físico, que era garantido antigamente, deixou de ser emitido. A maioria das pessoas que fazem a inscrição, atualmente pelo site da Receita Federal, emite o documento impresso.

continua depois da publicidade

Através do aplicativo do CPF digital, é possível acessar serviços como: situação cadastral do documento, emitir situação cadastral, consulta de informações que constem no CPF e confirmar a autenticidade do respectivo documento.

Outro serviço muito importante dentro da plataforma é o atendimento virtual que ajuda o cidadão a realizar a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF).