17 apps perigosos são removidos do Google Play; veja a lista completa

Esses aplicativos conseguiam passar pelas verificações de segurança do Google Play e infectar dispositivos com malware bancário.

O Google Play removeu da sua loja de aplicativos para Android, 17 aplicativos considerados perigosos. Eles comprometiam os dispositivos dos usuários através de malware bancário.

continua depois da publicidade

Conhecidos como aplicativos droppers, esses aplicativos foram identificados pela empresa de tecnologia Trend Micro. Essa mesma empresa passou a chamar coletivamente esses aplicativos de DawDropper.

Eles são classificados como aplicativos de produtividade e utilitários, oferecendo aos seus usuários serviços de scanner, gravadores de chamadas, leitores de código QR e serviços VPN, entre outros.

continua depois da publicidade

O que são aplicativos droppers?

Segundo o site The Hacker News, aplicativos droppers são aqueles projetados para passar desapercebidos pelas verificações de segurança do Google Play. Eles são capazes de baixar malwares mais potentes e intrusivos, como Octo (Coper), Ermac, Hydra e TeaBot.

O malware Octo, em específico, é conhecido por desabilitar o Google Play Protect e também usar a computação de rede virtual (VNC) para gravar a tela do dispositivo do usuário.

Nessa gravação pode estar presente informações confidenciais do usuário, como dados bancários, endereços de e-mail e senhas, bem como PINs. Todas essas informações são, posteriormente, filtradas para um servidor remoto.

continua depois da publicidade

Os pesquisadores da Trend Micro afirmam que os cibercriminosos estão sempre encontrando maneiras de evitar as verificações de segurança para, dessa forma, infectar o maior número de dispositivos.

Confira a lista completa dos 17 apps perigosos removidos do Google Play

Confira, abaixo, a lista completa dos 17 aplicativos perigosos que já foram removidos do Google Play.

  1. Call Recorder;
  2. Call recorder pro+;
  3. Conquer Darkness;
  4. Crypto Utils;
  5. Document Scanner;
  6. Document Scanner PRO;
  7. Eagle photo editor;
  8. Extra Cleaner;
  9. FixCleaner;
  10. Just In: Video Motion;
  11. Lucky Cleaner;
  12. Rooster VPN;
  13. Simpli Cleaner;
  14. Super Cleaner;
  15. Unice QR Scanner;
  16. Universal Saver Pro (2021/12);
  17. Universal Saber Pro (2022/05).