Celular pode ficar ligado direto? É bom deixar desligado à noite?

Não é difícil encontrar pessoas que ficam anos sem desligar o smartphone, mas será que esse uso frequente diminui o tempo de vida útil do aparelho?

Quando foi a última vez que você desligou seu smartphone e deixou o aparelho sem ser utilizado por algum tempo? Se a sua resposta foi “não sei”, saiba que você não é o único, afinal é muito comum deixarmos o celular ligado o tempo todo, inclusive durante a noite, quando estamos dormindo.

continua depois da publicidade

Atualmente, existem aparelhos feitos com tecnologia inteligente e que, por isso, são programados para funcionar em tempo integral. Os modelos mais antigos, no entanto, não foram pensados com essa finalidade, sabia?

É preciso desligar o smartphone de vez em quando?

Quando deixamos nossos celulares desligados por alguns períodos, colaboramos para manter uma boa vida útil do aparelho. Depois de um tempo, vários aplicativos permanecem ativos em segundo plano, prejudicando a qualidade do aparelho, que fica o tempo todo consumindo recursos de hardware.

continua depois da publicidade

Além disso, não desligar o smartphone prejudica a memória do aparelho, que fica sempre cheia — se o seu celular fica lento de uma hora para a outra, esse pode ser o motivo.

Quando desligamos o aparelho, esses apps que ficam funcionando em segundo plano também são desligados e a memória cache do aparelho é zerada. Isso colabora com o bom funcionamento do seu celular e dos seus aplicativos favoritos.

Quando devo desligar o meu smartphone?

Não precisa desligar seu smartphone todos os dias, pois isso também sobrecarrega o hardware do aparelho e acelera o gasto de bateria.

continua depois da publicidade

O ideal é, então, desligar seu celular totalmente uma vez por semana, de preferência em um dia de folga, como aos domingos. Quando estiver fazendo aquele almoço em família, deixe o telefone desligado por algumas horas — o mais certo seria ligá-lo de novo apenas no dia seguinte, mas sabemos que essa é uma missão difícil, especialmente entre os usuários mais ativos das redes sociais.

É importante saber que, ao desligar o dispositivo, é preciso aguardar pelo menos dois minutos antes de ligá-lo novamente. Esse é o tempo necessário para que toda a memória RAM seja apagada. Por isso, não é preciso desligar o celular todas as noites.

De forma resumida: seria interessante que o aparelho ficasse um dia inteiro desligado por semana, mas essa meta é difícil, então tente deixá-lo desligado pelo máximo que puder, uma vez por semana. Assim seu aparelho vai funcionar melhor e mais rapidamente, sem que você tenha que pagar nada por isso.

continua depois da publicidade