5 coisas para as quais a ciência ainda não tem resposta na ponta da língua

Existe vida após a morte? Os OVNIs estão nos observando? É possível viajar no tempo? O progresso científico tem seus limites e essas perguntas são apenas algumas dos muitos fenômenos inexplicáveis.

Desde a antiguidade, o ser humano busca uma explicação para todos os fenômenos, situações e elementos que fazem parte da vida. No entanto, o nosso planeta, a vida e a realidade que nos rodeia estão cheios de grandes mistérios, enigmas que atraíram a curiosidade de civilizações inteiras e para os quais a ciência ainda não conseguiu encontrar uma explicação.

continua depois da publicidade

Veja 5 mistérios que a ciência ainda não conseguiu decifrar abaixo.

Conheça os mistérios que a ciência ainda precisa resolver

1. Pé Grande

Centenas de testemunhos afirmam a existência de um ser peludo com pés grandes, o que não corresponde a nenhuma espécie animal, mas nunca foram encontradas evidências.

continua depois da publicidade

Como é logicamente impossível provar uma negativa, a ciência nunca será capaz de provar que criaturas como o Pé Grande ou o monstro do Lago Ness não existem.

2. Energia escura e matéria escura

A matéria escura e a energia escura são outro aspecto da realidade que a ciência não consegue explicar.

O que exatamente cada um deles é e sua razão de ser permanece um mistério até hoje, embora sua existência seja deduzida do comportamento da matéria e seja possível teorizar sobre como eles funcionam.

continua depois da publicidade

3. O que são os sonhos

É verdade que conhecemos muito sobre o processo do sono e quais partes do nosso corpo estão envolvidas. Mas o que a ciência não consegue explicar é a razão pela qual sonhamos.

Algumas hipóteses defendem que é uma tentativa do cérebro de resolver algum problema. Outros, que é uma representação simbólica de algo que temos em mente, seja uma preocupação, uma alegria ou um motivo de tristeza.

De qualquer forma, a única coisa sobre a qual temos clareza é que sonhos são sonhos.

continua depois da publicidade

4. Existência de Thonis

Outra das grandes incógnitas históricas é a existência de Thonis, também conhecida como Heracleion, uma cidade portuária localizada na foz do Rio Nilo que está afundada nas profundezas do mar há séculos, após um evento do qual ainda não há registro.

A cidade foi um dos portos mais importantes do Egito há mais de 2.500 anos. Por mais de dois milênios, Heracleion ficou adormecido sob o mar a 30 metros da superfície, até ser descoberto em 1999 pelo arqueólogo subaquático Franck Goddio, após cinco anos de pesquisa.

5. Desaparecimentos misteriosos

Por fim, como acontece no Triângulo das Bermudas e em alguns outros cantos do planeta, algumas pessoas e objetos desaparecem repentinamente e sem deixar rastro.

continua depois da publicidade

Há uma série de desaparecimentos que continuam sem solução. Em outras palavras, há pessoas que sumiram da noite para o dia sem deixar vestígios, e a ciência nunca conseguiu resolver seus enigmas.