Por que o teclado segue o padrão QWERTY e não a ordem alfabética?

O padrão QWERTY surgiu no lugar da ordem alfabética no teclado por conta de uma questão prática, mas muitas pessoas não conhecem essa história por completo.

O teclado é um dos principais instrumentos de trabalho e comunicação dos seres humanos dentro da era da internet, em especial diante da digitalização das relações profissionais e pessoais no último século. Porém, você sabe porque o teclado segue o padrão QWERTY e não a ordem alfabética tradicional?

continua depois da publicidade

No geral, essa mesma ordem se aplica aos smartphones, notebooks, computadores, tablets e outros dispositivos tecnológicos. A princípio, essa norma está estabelecida desde a criação dos computadores pessoais e introdução do produto no mercado, durante a década de 1980. Saiba mais a seguir:

Por que o teclado segue o padrão QWERTY e não a ordem alfabética?

O motivo pelo qual o teclado segue o padrão QWERTY e não a ordem alfabética começa com o trabalhado do impresso estadunidense Christopher Latham Sholes.

continua depois da publicidade

Em resumo, ele foi o inventor da máquina de escrever, em 1868, e estabeleceu a disposição das teclas em ordem alfabética para facilitar o trabalho dos datilógrafos.

Contudo, essa disposição fazia com que a digitação fosse rápida demais, o que aumentou as chances do texto sair repleto de erros.

Na época, como não era possível apagar os erros como é feito atualmente, os datilógrafos tinham que começar do zero com uma nova folha de papel, o que tomava muito tempo hábil.

continua depois da publicidade

Sendo assim, Shholes modificou a posição de algumas letras para tornar a digitação mais lenta e minimizar as chances de erro durante a digitação.

Neste caso, a nova organização propôs separados os pares de letras mais usadas dentro do idioma inglês, e essa alteração acabou criando o padrão QWERTY.

Posteriormente, a evolução dos teclados e das tecnologias acompanhou essa disposição das letras. No geral, o nome QWERTY surge por se tratar das cinco teclas iniciais da primeira fileira do teclado, como acontecia na máquina de escrever.

continua depois da publicidade