Cuidado: WhatsApp falso já infectou inúmeros celulares; saiba identificar

A versão pirata instala um vírus perigoso nos smartphones.

O WhatsApp é o aplicativo de troca de mensagens mais popular no Brasil. Através dele, podemos mandar textos, fotos, vídeos, áudios e links, mas é preciso ter cuidado com a versão pirata de um programa para os usuários do WhatsApp, que foi desenvolvida para instalar vírus nos celulares.

continua depois da publicidade

Conforme divulgou a empresa de segurança Kaspersky, existe uma versão falsa do app de modificação YoWhatsApp, que infecta os dispositivos com o cavalo de troia Tríada.

O malware já fez diversas vítimas em todo o mundo, e o segundo país mais afetado é o Brasil, com mais de 400 infecções em apenas dois meses.

continua depois da publicidade

Como identificar a ameaça?

A versão pirata não é do WhatsApp, mas sim dos mods para WhatsApp, que são aplicativos feitos para personalizar alguns recursos do mensageiro, como inserir outras fontes e proteger algumas conversas com senhas.

A versão YoWhatsApp, quando instalada, baixa os recursos personalizados, e também o vírus, assim que a vítima faz a confirmação de seus dados do WhatsApp.

Esse cavalo de troia permite que os criminosos tenham acesso a vários dados das vítimas, como os dados de login, que permitem movimentações financeiras e assinatura de novos serviços online.

continua depois da publicidade

Os criminosos conseguem forjar a aparência autêntica do programa através do Android Snaptube, um software que baixa vídeos do YouTube e das redes sociais. Assim, quando os internautas encontram anúncios pagos do YoWhatsApp, acabam acreditando na veracidade das campanhas.

O programa infectado também está disponível no app Vidmate, que tem uma loja não oficial na Play Store. A versão maliciosa publicada nesse aplicativo é chamada de Whatsapp Plus.

Como se proteger?

A recomendação é a de que os usuários só instalem programas que estejam nas lojas oficiais da Android. Além disso, é importante checar quais são as permissões concedidas ao instalar novos programas em seu aparelho — o hábito de aceitar tudo sem ler vem se provando cada vez mais perigoso.

continua depois da publicidade

É recomendado também instalar algum antivírus no seu smartphone, para que o programa reconheça as possíveis ameaças que possam aparecer.