Por que carregadores de celulares ficam tão quentes? Descubra aqui

O motivo porque os carregadores de celulares ficam tão quentes está relacionado a questões técnicas do dispositivo, mas também da rede elétrica ou do aparelho móvel.

Entender por que carregadores de celulares ficam tão quentes pode ser o diferencial para evitar um acidente doméstico ou simplesmente a perda do aparelho por conta do superaquecimento. Neste sentido, existem muitos rumores relacionados sobre a relação entre esse fator e acidentes como explosões ou incêndios causados por carregadores.

continua depois da publicidade

No entanto, existem diversos motivos que explicam o aquecimento, desde incompatibilidade com o aparelho até um problema mais sério na rede elétrica do local em que foi plugado. Sendo assim, é preciso estar atento a essas questões para se prevenir com maior segurança. Confira mais a seguir:

Por que carregadores de celulares ficam tão quentes?

Em primeiro lugar, os carregadores de celulares funcionam por meio da corrente alternada ou corrente contínua através de um transformador. Desse modo, é comum que os transformadores aqueçam enquanto trabalham, o que aquece a superfície do dispositivo.

continua depois da publicidade

No entanto, se o carregador inteiro estiver quente é necessário ficar atento aos motivos. Neste caso, pode ser que você esteja utilizando um aparelho com defeito, de modo que seja fundamental levar à assistência técnica para mudar as peças relacionadas ao transformador.

Além disso, o problema pode ser na conexão entre a tomada e o carregador, ou do carregador com a porta de recarga do celular. Portanto, é sempre importante que esses instrumentos estejam limpos, livres de detritos que possam causar interferência ou vazamento de energia.

Por fim, é possível também que o seu carregador seja incompatível com o aparelho, porque você pode estar usando um produto aproveitado que não foi planejado para o seu modelo de celular. Evite colocar o celular carregando em cima de superfícies que podem reter o calor, como edredons ou sofás.

continua depois da publicidade