Para que serve aquele buraquinho que fica ao lado da câmera do iPhone?

O pequeno buraco passou a vir nos aparelhos celulares da Apple, quando o iPhone 5 foi apresentado ao mercado. Descubra sua função.

Se você tem um iPhone (ou não), já deve ter percebido que, ao lado da câmera traseira do dispositivo, há um buraquinho. Mas, você sabe para que ele serve? Se não, hoje nós vamos te contar neste texto.

continua depois da publicidade

O buraquinho, localizado na parte traseira e superior do aparelho, passou a vir nos aparelhos celulares da Apple quando o iPhone 5 foi apresentado ao mercado há dez anos, em 2012.

À primeira vista, o pequeno buraco pode parecer irrelevante e passar desapercebido. Mas a verdade é que ele possui um papel importante para o bom desempenho do dispositivo.

continua depois da publicidade

Alguns usuários acreditam que o buraquinho é um botão de reset. No entanto, se o pressionarmos, nada irá acontecer. Na verdade, o pequeno buraco é um microfone. Ele tem a função principal de analisar e remover o barulho externo durante ligações telefônicas e chamadas no FaceTime.

Além disso, o buraquinho tem como objetivo reduzir ruídos no gravador de voz do iOS e ajudar a Siri (assistente virtual da Apple) a reconhecer a voz do dono do iPhone.

Assim, o pequeno buraco não é o único microfone presente no iPhone. Além do principal, localizado na parte inferior do dispositivo, há ainda um escondido no alto-falante superior do aparelho que é desligado durante as ligações.

continua depois da publicidade

iOS 16 chega em setembro

A Apple anunciou em junho deste ano o novo iOS 16, sistema operacional de celulares iPhone. O anúncio foi feito durante o WWDC 2022, conferência anual da empresa voltada para desenvolvedores.

O novo iOS 16 deve começar a chegar aos iPhones em setembro deste ano. Ele será compatível com modelos a partir do iPhone 8. O iPhone SE (2022) também está entre os aparelhos que serão compatíveis com a nova versão do sistema operacional da Apple.