WhatsApp: novo golpe está sendo aplicado com foto de usuários

Criminosos utilizam da vantagem de ter informações pessoais do usuário do mensageiro para aplicar o golpe.

Usuários do WhatsApp devem ficar atentos e redobrar sua atenção com a segurança do aplicativo. É que um novo golpe está sendo aplicado por criminosos, que estão usando a foto do utilizador do mensageiro para tentar extorquir a vítima.

continua depois da publicidade

O golpe é praticado da seguinte forma: o criminoso envia uma mensagem na qual diz que trocou de número por ter deixado o telefone antigo em uma assistência técnica, por exemplo. Em seguida, o estelionatário pede ajuda à vítima. Ele alega que precisa fazer um pagamento, mas está sem o app do banco no aparelho celular “temporário”.

Por isso, precisa de uma transferência em dinheiro com urgência. Para aplicar esse golpe, o criminoso utiliza da vantagem de ter informações pessoais da vítima, como o nome de familiares próximos, por exemplo. Ele tem acesso a essas informações já que muitos usuários de redes sociais costumam deixar o perfil aberto a desconhecidos e nas fotos que publicam marcam amigos e parentes.

continua depois da publicidade

Outra forma de o estelionatário conseguir os dados pessoais das vítimas é por meio de vazamentos de dados. O golpista pode encontrar em determinados sites informações como o nome completo, telefone, endereço, e-mail e até mesmo RG e CPF.

Esse novo golpe que está sendo aplicado é diferente daquele do WhatsApp clonado, já que o perfil verdadeiro pelo qual o criminoso se passa não perdeu o acesso ao aplicativo de mensagens. Assim, a única forma de o estelionatário agir é criando uma conta nova, se passando pelo usuário do mensageiro e dizendo que teve um problema com o número antigo.

Para evitar ser vítima desse novo golpe, especialistas recomendam que os usuários do WhatsApp somente mantenham seu perfil em redes sociais aberto para amigos e familiares. Além disso, é recomendável também sempre desconfiar quando alguém pede dinheiro por quaisquer aplicativos.

continua depois da publicidade