3 sinais de que você espalha positividade tóxica sem ao menos saber

Você sabe o que é positividade tóxica? Entenda melhor o conceito a seguir.

É muito provável que você conheça alguma pessoa que usa as redes sociais para espalhar gratidão e mensagens positivas. Ainda que isso seja algo importante e bacana, frequentemente vemos a comunicação descambar para a positividade tóxica, nome dado ao comportamento de pessoas que, em nome do “lado bom da vida”, acabam ignorando a realidade, que nem sempre é tão colorida assim.

continua depois da publicidade

Quando o pensamento positivo vira uma espécie de obsessão, a coisa complica. É sempre importante ter consciência de que a vida é repleta de altos e baixos. Não é saudável ignorar sentimentos tidos como negativos, como a raiva ou a tristeza, até mesmo porque eles fazem parte da mentalidade humana.

O que é recomendado mesmo, especialmente quando falamos em saúde mental, é reconhecer esses sentimentos, nomeá-los e, a partir de então, ver como é possível lidar com eles. Dizer para uma pessoa que perdeu o emprego, por exemplo, que ela precisa ser grata por estar viva é uma forma de piorar a situação, não de ajudar.

continua depois da publicidade

A seguir, veja como você pode estar espalhando positividade tóxica sem perceber, através do uso de algumas expressões bastante comuns:

“Veja pelo lado bom”

Essa frase pode até ter uma boa intenção, mas ela costuma gerar mais culpa do que consolo. Quando alguém perde um ente querido, por exemplo, simplesmente não há como ver o lado bom da situação.

É claro que, em alguns casos, a pessoa pode ter sofrido muito enquanto lutava contra alguma doença. Ainda assim, para quem ficou sem alguém que amava, não há como ver o lado bom da situação. E tudo bem.

continua depois da publicidade

“Poderia ser pior”

Essa frase costuma vir como uma espécie de acalanto, mas ela também não ajuda em nada. Se uma criança descobre que repetiu de ano na escola, não adianta dizer que poderia ser pior, que ela poderia nem ter condições de ir à escola ou algo do tipo.

Todas as situações da vida poderiam ser melhores ou piores. Não há nada de reconfortante em saber disso.

“Pare de ser negativo”

Esse conselho dá a ideia de que a pessoa é a responsável pelo que quer que tenha acontecido de ruim, já que, ao “parar de ser negativa”, ela poderia ficar melhor, pela lógica. Sentimentos ruins existem, independentemente do conselho que ouvimos.

continua depois da publicidade

Se você quiser ajudar alguma pessoa que está passando por um momento difícil, pergunte a ela como você pode ser útil. Na maioria das vezes, a situação melhora com o tempo, mas, se ainda assim você quiser conversar, apenas acolha o que a pessoa diz e sente, sem julgar nem dizer como ela deve agir.