Lhasa Apso: confira 5 curiosidades incríveis sobre essa raça querida

As características desse cãozinho o tornam pets perfeitos para ambientes pequenos.

De pequeno porte, pelos longos, orelhas finas, olhinhos irresistíveis e latido marcante, o cachorro da raça Lhasa Apso é um dos preferidos dos brasileiros. Suas características o tornam perfeito para tutores que moram em ambiente pequeno, e que desejam ter um cãozinho de guarda e um grande companheiro.

continua depois da publicidade

A raça foi por muito tempo considerada mística e sagrada. Hoje em dia, os cãozinhos são recorrentemente confundidos com seus amigos da raça Shih Tzu. No entanto, algumas das suas características físicas, como seu instinto protetor e o seu temperamento forte, fazem da Lhasa Apso uma raça única.

curiosidades sobre Lhasa Apso

Foto: Reprodução / Pixabay

A seguir, confirma 5 curiosidades incríveis sobre a raça Lhasa Apso, tão querida pelos brasileiros

continua depois da publicidade

1. A Lhasa Apso tem origem tibetana

A raça Lhasa Apso surgiu no Tibete, em 800 a.C.. Na época, o cãozinho era a companhia dos monges e budistas. Esses, por sua vez, tinham crenças sagradas sobre o animal, devido ao seu porte nobre e inteligência.

Além disso, por serem capazes de identificar quem era amigo ou inimigo, esses cães exerciam a função de proteger os templos

2. A Lhasa Apso era um amuleto da sorte

Em tempos antigos, os cachorros da raça Lhasa Apso eram tidos como um amuleto da sorte, por esse motivo é que eles eram dados de presentes e nunca eram vendidos.

continua depois da publicidade

Um fato curioso é que Dalai-lama, um dos líderes espirituais mais famosos, tinha o de costume de presentear as pessoas com esse cãozinho. Inclusive, uma das pessoas presenteadas com um Lhasa Apso pelo líder foi o imperador da China e outras figuras chinesas importantes.

3. A Lhasa Apso era considerada sagrada

Além de acreditarem que o cão da raça Lhasa Apso era um amuleto de sorte, os tibetanos acreditavam que esse animal era também sagrado. Para eles, o cãozinho fazia parte do processo de reencarnação, isto é, quando o seu tutor morria, o espírito dele entrava no cachorro.

4. Floquinho, da Turma da Mônica, é da raça Lhasa Apso

O cachorrinho do Cebolinha, um dos personagens da Turma da Mônica, é da raça Lhasa Apso. Ele mesmo revela a raça na revistinha em quadrinhos número 107.

continua depois da publicidade

5. Diferenças entre a raça Lhasa Apso e a Shih Tzu

Como dito, a raça Lhasa Apso é confundida de forma recorrente com os cãezinhos da raça Shih Tzu, já que possuem muitas semelhanças. Mas, entre essas raças há muitas diferenças. Os cães da Lhasa Apso, por exemplo, costumam ter o focinho menos achatado, olhos menores e ovalados e crânio mais estreito.

Os cães da Shih Tzu, por sua vez, têm um nariz mais largo e focinho achatado, olhos arredondados e cabeça pequena. Outra diferença está na pelagem, a da Lhasa Apso é grossa e áspera, já a da Shih Tzu é fina, lisa e mais delicada.