Afinal, quais as diferenças entre cerveja e chopp? Descubra aqui

Chopp ou cerveja: qual é a melhor opção? Entenda as principais diferenças entre as bebidas.

Você sabe quais são as diferenças entre chopp e cerveja? Fique tranquilo, pois vamos te informar as principais distinções entre elas. Ao final da matéria, você vai estar preparado para dar uma palestrinha na mesa do bar sobre todo seu conhecimento do universo cervejeiro.

continua depois da publicidade

Confira os principais fatores que as difere:

1. Pasteurização

A diferença dos produtos já começa na fábrica. Apesar de possuírem os mesmos ingredientes e seguirem os mesmos métodos de produção, uma das discrepâncias entre as bebidas é que a cerveja é pasteurizada e o chopp não.

continua depois da publicidade

Este é um processo utilizado para prolongar o tempo de vida da cerveja. Como a bebida é produzida em larga escala e para facilitar a comercialização, a cerveja é pasteurizada. Nesta etapa, o líquido é aquecido a 70º C de 5 e 10 minutos.

Em seguida, a bebida é subitamente resfriada para eliminar microrganismos nocivos. Todavia, algumas cervejarias também pasteurizam o chopp para aumentar sua validade, mas esta é a exceção.

2. Tempo de validade

Como já apontado, a pasteurização é um processo para aumentar a vida útil da cerveja, por isso, a bebida tem um tempo de validade maior que do chopp. Em média, a cerveja dura 8 meses em temperatura ambiente.

continua depois da publicidade

Depois de aberta, ela deve ser consumida em poucas horas. Enquanto o chopp, em geral, possui validade de 45 dias, sob refrigeração. E, após aberto, pode ser consumido em até 5 dias, se mantido em condições adequadas e recebendo refrigeração.

3. Sabor

Também devido a pasteurização, o gosto da cerveja tem uma leve alteração. O processo, explicado anteriormente, desfaz parte da textura da cerveja e diminui seu sabor. Por isso, quando comparada com o chopp, existe uma diferença no paladar.

E ainda, o chopp caracteriza-se por uma consistência mais cremosa, por não passar pela pasteurização.

continua depois da publicidade

4. Envase

Outra diferença é a forma de armazenamento dessas bebidas. A cerveja, geralmente, é colocada em latas ou garrafas, enquanto o chopp é mantido em barris de inox. Como o chopp não tem prazo de validade tão longo, é preciso este cuidado, além da refrigeração.

Para manter a bebida em bom estado evita-se o envase em garrafas, assim, ganha-se tempo e qualidade. Entretanto, hoje, é possível encontrar chopp em garrafas e cervejas em barril.

Nesses casos, é preciso ficar atento ao curto prazo de validade do chopp engarrafado e, não se enganar ao comprar um barril pensando ser chopp quando, na verdade, está adquirindo cerveja tirada sob pressão.

continua depois da publicidade