Páscoa: confira 4 curiosidades interessantes sobre essa celebração

Envolta em muito chocolate e celebrações, essa data também possui muitas curiosidades que valem a pena conhecer.

Todos os anos, milhões de pessoas esperam ansiosas o momento de receber aquele chocolate maravilhoso na manhã de Páscoa, mas, mesmo sendo uma das datas mais populares do mundo, será que você conhece bem esse feriado?
Para garantir, confira algumas das mais interessantes curiosidades sobre a Páscoa:

continua depois da publicidade

1. Por que a data muda todo ano?

A resposta mais simples é que a data da Páscoa se baseia no ciclo da Lua, que não se mantém sempre igual em relação ao nosso calendário solar.

De forma mais completa, o dia certo é no domingo que sucede a primeira lua cheia posterior ao equinócio de primavera do hemisfério norte (que ocorre no dia 21 de março). Então, dependendo de quanto tempo vai levar para a lua cheia aparecer, a Páscoa pode cair entre os dias 22 de março a 25 de abril.

continua depois da publicidade

2. O que significa?

A palavra hebraica Pessach, que deu origem à Páscoa, pode ser traduzida como passagem. Então, significaria um momento de mudança, de celebração da vida, representando a ressurreição de Jesus para os cristãos e a liberdade da escravidão do Egito para os judeus.

3. Seus símbolos mais populares

O ovo representa a vida e o renascimento, já os coelhos são símbolos da fertilidade e, por consequência, também ilustram a ideia de comemorar a vida.

4. Como surgiram os ovos de chocolate?

A teoria mais famosa afirma que nos idos de 1700, na França, as pessoas começaram a ter o costume de rechear ovos de galinha com chocolate para vender nas padarias. Só no século XIX, passaram a fazer ovos inteirinhos dessa guloseima.

continua depois da publicidade

Aproveite essas curiosidades para puxar assunto na mesa de almoço de Páscoa, quando se instalar aquele silêncio constrangedor depois de todo mundo encher a barriga. Dessa forma, além de ficar com fama de inteligente, você ainda vai salvar a digestão da família. Só sucesso.