Afinal, quais as diferenças entre miopia e astigmatismo?

Veja as principais diferenças entre miopia e astigmatismo, além de conhecer alguns sintomas básicos e tratamentos mais indicados por especialistas.

Entre os problemas mais comuns de visão estão miopia e astigmatismo. Eles podem surgir logo após o nascimento ou se desenvolver ao longo da vida, em decorrência de traumas, lesões ou, simplesmente, por conta do envelhecimento natural do organismo.

continua depois da publicidade

Esses problemas podem ser corrigidos com o uso de óculos, lentes de contato ou cirurgia para melhorar a capacidade de enxerga do portador de miopia, ou astigmatismo. Pode acontecer das soluções serem indicadas ao mesmo tempo, principalmente quando o profissional faz o diagnóstico logo no início do problema e começa rapidamente o tratamento adequado.

No entanto, apesar de a miopia e o astigmatismo serem comuns, eles geram ainda muitas dúvidas. Sabendo disso, preparamos as principais diferenças entre eles, os principais sintomas e, ainda, tratamentos. Confira.

continua depois da publicidade

Sobre a miopia

A miopia se dá quando os olhos são mais longos que o normal, o que faz as imagens se formarem antes da retina e dificulta a visão para objetos localizados a longa distância.

Esse problema de visão é hereditário e costuma evoluir até os 25 anos, quando ele se estabiliza, sendo passível de cirurgia corretora.

Além de terem dificuldade de enxergar a longa distância, pessoas míopes costumam apertar as pálpebras para tentar ajustar o foco dos olhos, sentirem muita dor de cabeça, tensão ocular e lacrimejamento.

continua depois da publicidade

Uma forma de tratamento para a miopia é o uso de óculos, ou lentes de contato, para corrigir o erro de refração e garantir boa qualidade de visão. A cirurgia também é forma de tratamento para corrigir a visão de pessoas míopes.

Sobre o astigmatismo

O astigmatismo causa irregularidades no formato da córnea, fazendo com que a visão de perto e a de longe fiquem embaçadas. Por conta dessas irregularidades, a luz faz um caminho distorcido no olho e se direciona para mais de um ponto focal, o que dificulta o foco das imagens, principalmente em ambientes pouco iluminados.

Além disso, pessoas com astigmatismo sofrem com dor de cabeça, sensação de ardor e com a chamada hiperemia conjuntival, ou seja, olho vermelho.

continua depois da publicidade

Assim como a miopia, o astigmatismo pode ser tratado com o uso de óculos e lentes de contato, além da cirurgia para corrigir a visão.

Mas, afinal, quais as diferenças entre miopia e astigmatismo?

A principal diferença entre miopia e astigmatismo é que pessoas míopes têm dificuldade em enxergar de longe, enquanto a visão de perto não apresenta dificuldades. Já as que sofrem com o astigmatismo, têm a sua visão embaçada e dificuldade de enxergar independentemente da distância dos objetos.

Outra diferença está nas lentes utilizadas para a correção de cada um dos problemas. Na miopia, são usadas lentes divergentes, sendo elas mais espessas na borda do que no centro. Isso faz com que a distância focal mude, incidindo exatamente sobre a retina.

continua depois da publicidade

Já as lentes para o astigmatismo são cilíndricas, ou tóricas, que dependem da distância focal e também do eixo para corrigirem a visão.