3 curiosidades interessantes sobre os buracos negros

Esses poderosos corpos celestes escondem inúmeros mistérios a serem desvendados. Mas já sabemos muita coisa interessante, confira algumas aqui.

Todo mundo já deve ter ouvido falar de buracos negros, pois eles estão presentes em diversos livros e filmes da cultura pop. Por isso, não deve ser surpresa que eles são pontos no espaço no qual a gravidade é muito, mas muito forte, ao ponto de que nem mesmo a luz escapa de ser puxada.

continua depois da publicidade

Se isso não é surpreendente o suficiente para você, não tem problema. A seguir separamos algumas curiosidades que, provavelmente, vão deixar seu queixo caído.

1. Várias origens

Os buracos negros dever ter surgido já nos primeiros momentos do Universo, mas os que conhecemos hoje são resultados de estrelas muito grandes que colapsaram.

continua depois da publicidade

Também existem outros que surgiram com as galáxias e estão junto delas — esses são chamados de buracos negros supermassivos.

2. Massa muito variável

Alguns podem ter o tamanho de átomos, mas com massa equivalente a de uma montanha. Outros estão no nível de grandeza das estrelas, sendo 20 vezes mais massivos que o nosso Sol.

Ainda assim, todos esses são bebezinhos perto dos supermassivos, já que a massa deles pode superar o equivalente a um milhão de sóis como esse que ilumina nosso planeta.

continua depois da publicidade

3. Seriam capazes de gerar outro Universo

As leis-padrão da física não se aplicam ao ponto que está no centro de um buraco negro (chamado de singularidade). Dessa maneira, o que acontece ali, ao menos teoricamente, poderia alterar as condições do universo como conhecemos, gerando uma nova realidade um pouco diferente.

Apesar de essa ideia parecer muito bizarra, há pesquisadores que defendem a possibilidade de o nosso Big Bang ter sido fruto do colapso de uma estrela supermassiva em um universo paralelo.

E saiba: se você tem dificuldade em entender como os buracos negros funcionam, isso não é nada grave. O próprio Albert Einstein não aceitava a existência deles, pois discordava da ideia de singularidade em suas equações. Taí uma semelhança entre você e o gênio da língua de fora.

continua depois da publicidade