Não existem mais: confira 6 raças de cachorros que foram extintas

Se você ficou curioso para conhecer algumas dessas raças, confira a lista que preparamos com seis raças de cachorros que foram extintas.

As raças de cachorros são tão antigas quanto o início da domesticação desses animais. Segundo especialistas, o processo aconteceu de duas formas. De um lado, cães de diferentes regiões possuíam características diferentes. Do outro, alguns desempenhavam melhor determinadas funções. Com isso, a seleção artificial favoreceu uma diferenciação. Isso ocasionou nas raças.

continua depois da publicidade

De acordo com a Federação Cinológica Internacional (FCI), até 2016, ela tinha reconhecido a existência de 339 raças de cachorros. No entanto, esse número poderia ser maior, se raças não estivessem sido extintas com o decorrer do tempo.

Se você ficou curioso para conhecer algumas dessas raças, confira a lista que preparamos com as seis raças de cachorros que foram extintas.

continua depois da publicidade

1. Turnspit

Originários do Reino Unido, os turnspits são os cachorros mais lembrados quando o assunto é raça extinta. Eles surgiram no século XVI e eram bastante funcionais. Nas cozinhas da Inglaterra, as famílias tinham o hábito de colocar o turnspit para caminhar dentro de rodinhas semelhantes com as de hamsters.

O movimento feito pelos cães era utilizado no cozimento de carnes e vegetais no rolete. O que hoje pode parecer crueldade, essa prática foi comum até meados do século XIX.

Entidades defensoras dos direitos dos animais, e também as inovações tecnológicas, acabaram com o trabalho forçado dos turnspits. Estudiosos acreditam, que como não havia mais a necessidade de colocá-los nas rodinhas, eles foram cruzados com outros cães, o que provocou a perda de suas características. Com isso, o turnspit se tornou uma raça de cachorro extinta.

continua depois da publicidade

2. Kuri

Com origem na Polinésia e na Nova Zelândia, os kuris eram cachorros de médio porte e com pelagem clara. Eles eram excelentes companheiros e viveram ao lado do povo Maori pelo menos até o século XIX.

A raça foi, pouco a pouco, desaparecendo com a chegada dos conquistadores europeus. Ainda não se sabe o que motivou de fato a extinção dos kuris. Mas a teoria mais aceita é que eles cruzaram com raças europeias, gerando novas derivações. Hoje é possível encontrar alguns cachorros da raça kuri empalhados em museus da Oceania e Europa.

3. Dogo cubano

Originários de Cuba, os dogos cubanos surgiram com o cruzamento do Mastiff e do Bulldog. Esses cachorros eram fortes e espertos, e tinham um temperamento forte.

continua depois da publicidade

Por essas características, os dogos cubanos eram utilizados por danos de fazenda para uma prática extremamente cruel: aterrorizar pessoas escravizadas. Eles eram também utilizados para caçar indivíduos escravizados fugidos.

Assim, quando a escravidão chegou ao fim, na segunda do século XIX, sua utilidade perdeu o sentido. Ao longo do tempo, a raça foi se misturando a outras e eles foram extintos.

4. Old english bulldog

Com origem no Reino Unido, o old english bulldog viveu durante a Idade Média e era utilizado em uma prática muito comum na época, chamada “bull baiting”.

continua depois da publicidade

Nessa prática, um touro era amarrado e tentava escapar. Enquanto isso, os cachorros da raça old english bulldog tentavam morder e domar o animal. Esses cães eram campeões na modalidade. Isso graças a seu corpo pequeno e mandíbula forte.

No entanto, a partir de 1835, quando a prática foi considerada cruel e ilegal, o old english bulldog teve que se transformar para evitar entrar em extinção. Assim, surgiu a raça bulldog, com nome que significa “cachorro-touro”.

5. Bullenbeisser

A história do bullenbeisser é semelhante à do old english bulldog. Até mesmo seu nome possui a mesma origem daquela raça: bullenbeisser significa algo como “mordedor de touros”.

Com origem na Alemanha, o bullenbeisser, assim como o old english bulldog, era utilizado nas bull baitings. E, com o fim da prática, acabaram perdendo sua fama. Acredita-se que o bullenbeisser cruzou com outros cachorros, provocando o surgimento de novas raças, como a do boxer.

6. Cão lutador de córdoba

Originário da Argentina, a raça cão lutador de córdoba surgiu do cruzamento de diferentes raças como mastiff, boxer e bulldog. O resultado foi a origem de um cachorro forte, bravo e agressivo. Conforme relatos, tanto os machos quanto as fêmeas preferiam lutar a acasalar.

Com essas características, o cão lutador de córdoba fez sucesso nas rinhas de luta, prática tão agressiva, que acabou não durando muito tempo.

Ao longo do tempo, a raça cão lutador de córdoba acabou extinta. Mas provocou o surgimento de uma raça famosa de cachorro: o dogo argentino, que, apesar de também ser forte, possui um temperamento mais controlado.