Confira 5 dos principais benefícios do gengibre para a sua saúde

Em sua composição, o gengibre tem alta concentração de 6-gingerol e 8-gingerol, que são compostos de origem bioativa.

O gengibre é reconhecido por suas propriedades medicinais e vai muito além do uso em receitas culinárias. Em sua composição, o gengibre tem alta concentração de 6-gingerol e 8-gingerol, que são compostos de origem bioativa. Eles possuem propriedades termogênicas que promovem o aceleramento do metabolismo. Oriundo dos países asiáticos, o gengibre é utilizado como poderoso medicamento na China e Índia e, igualmente, a maioria de seus pratos levam a raiz como tempero.

continua depois da publicidade

São vários os benefícios do gengibre para nossa saúde, mas vamos listar aqui pelo menos cinco. Suas ações anti-inflamatórias e antioxidantes em conjunto com minerais importantes, como magnésio e potássio, ajudam a desencadear diversos benefícios ao organismo.

Promove o controle da diabetes

Pesquisas apontam que a presença dos gingeróis ajuda a desenvolver o sistema digestivo e promove o controle da diabetes tipo 2. O gengibre também é capaz de reduzir todos os níveis de proteína presentes na urina e reverter a proteinúria (quando ocorre perda excessiva de proteína por meio da urina, provocado pela diabetes) e, ainda, ajuda a reduzir os níveis de gordura presentes no sangue.

continua depois da publicidade

Ajuda no processo de emagrecimento

O gengibre ainda ajuda a aumentar a temperatura do organismo devido a seu poder termogênico e, com isso, faz com que o organismo passe a queimar mais calorias. Ele ainda ajuda a reduzir o apetite e a diminuir a absorção de gordura, fazendo, desse modo, com que ocorra um emagrecimento.

Ao acelerar o metabolismo, o gengibre faz com que a queima de gordura corporal seja estimulada. As pesquisas apontam que o gengibre feito no chá através da raiz pode aumentar o gasto calórico.

Aumenta a imunidade

Devido às propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, o gengibre colabora para o aumento da imunidade. O gengibre é recomendado pela Organização Mundial de Saúde – OMS justamente pelas suas propriedades para aumentar o desenvolvimento de anticorpos.

continua depois da publicidade

O uso frequente do gengibre ajuda, por exemplo, a evitar sintomas de gripes e resfriados. Em sua composição, o gengibre é rico em vitaminas C e B que são eficazes para que o sistema imune funcione bem.

Eficaz na redução de cólicas menstruais

Antes da eliminação do sangramento menstrual, as pessoas do sexo feminino costumam sentir cólicas que são provocadas pelas contrações do útero. O gengibre atua com sua ação anti-inflamatória, fazendo com que ocorra uma redução na dor pélvica.

Essa informação é resultado de diversas pesquisas científicas realizadas, inclusive amplamente divulgada pelo Journal of Alternative and Complementary Medicine.

continua depois da publicidade

Ajuda na prevenção do câncer

Existem vários estudos em curso, inclusive no Brasil, que identificaram uma eficácia do gengibre para o tratamento alternativo contra alguns tipos de câncer. O gingerol presente na raiz possui um alto poder antioxidante. Além disso, ainda é possível encontrar propriedades como zingibereno, curcumeno, farneseno.

Combinados, são combatentes dos radicais livres no organismo. Assim, eles impedem o desenvolvimento de células cancerígenas, além de reduzir sua multiplicação.