Alimentos que você não deve comer antes de dormir

Esses alimentos podem atrapalhar bastante a qualidade do seu sono.

O sono e uma alimentação equilibrada são indispensáveis para a nossa saúde e bem-estar. Por esse motivo, as pessoas costumam investir bastante em dietas e rotinas noturnas mais saudáveis, o que pode garantir com mais precisão os benefícios desses processos. Porém, existem alguns alimentos que você não deve consumir antes de dormir, mesmo que pareçam saudáveis a princípio. Quer saber quais? Confira abaixo.

continua depois da publicidade

Chocolate

Doces em geral devem sempre ser evitados. Afinal, por conterem açúcares e muitos carboidratos acabam fazendo com que o nosso corpo receba uma dose extra de energia.

Logo, ao consumi-los à noite, podemos perder entrar em um estado de alerta e euforia. Nesse sentido, é importante destacar o chocolate, porque muitas pessoas costumam consumi-lo também em bebidas quentes, o que pode atrapalhar bastante a qualidade do sono.

continua depois da publicidade

Além disso, outra questão interessante é que durante a noite, os nossos níveis de melatonina estão maiores, o que acaba reduzindo a nossa tolerância à glicose. Assim, ao consumir muitos doces nesse período, aumentam-se os riscos de desenvolver diabetes tipo 2.

Benefícios e malefícios do chocolate

Veja os Benefícios e malefícios do chocolate. Foto Pixabay.

Mamão

No geral, as frutas são boas de serem consumidas em qualquer horário do dia. Porém, também é importante entender que algumas delas possuem maiores níveis de frutose, como o mamão. Dessa forma, ao consumi-lo à noite, o corpo pode acabar recebendo um pico de energia.

Por outro lado, frutas como a banana, por exemplo, são excelentes para melhorar a qualidade do sono. No final, o importante mesmo é não exagerar na frutose e nos carboidratos.

Mamão

Mamão. Foto: Pexels

Carne vermelha

Não é incomum encontrar notícias ou artigos que apontam o quanto a carne vermelha pode ser prejudicial ao ser consumida à noite. Isso ocorre porque esse é um alimento muito pesado, visto que conta com muitas gorduras

Por esse motivo, o processo de digestão acaba sendo mais demorado, o que não é recomendado durante o sono. Afinal, o corpo passa a utilizar energia para esse processo.

como economizar carne

Foto: Reprodução / Pixabay

Café é um dos alimentos que você não deve consumir antes de dormir

Nenhum alimento com cafeína é recomendado durante a noite, sobretudo o café. Apesar de muitas pessoas já terem adotado a rotina, a verdade é que ele pode atrapalhar bastante a qualidade do sono.

Fazendo café

Fazendo café. Foto: Pixabay