Abobrinha fortalece o corpo; confira 7 benefícios do vegetal para a saúde

A abobrinha possui em sua composição betacaroteno que, após ser ingerido, se transforma em vitamina A, um antioxidante natural.

A abobrinha é um vegetal pertencente à família das cucurbitáceas, a mesma da abóbora, pepino, melão e da melancia. O alimento tem sua origem localizada continente americano, principalmente no Peru e no sul dos Estados Unidos.

continua depois da publicidade

No Brasil, é mais comum a abobrinha paulista, aquela que tem uma cor verde mais intensa, e ainda a italiana, que, ao contrário da anterior, possui uma cor mais clara e um formato mais delgado. Porém, ambas têm uma textura macia com um sabor levemente adocicado e a composição nutricional é muito semelhante.

Entre os nutrientes da abobrinha ganham destaque a vitamina E, A, C, os carotenoides, o cálcio, o fósforo, o potássio e minerais como selênio, zinco, cobre e manganês. Além disso, o vegetal é rico em água, tem boas quantidades de fibras e tem concentração muito baixa de carboidratos em sua composição.

continua depois da publicidade

Confira sete benefícios da abobrinha para a saúde

1. Fortalece os ossos

A abobrinha é uma fonte moderada de cálcio, mineral importante para a saúde do sistema nervoso e na manutenção dos dentes e ossos. O alimento ajuda ainda a dar mais vida à pele e cabelos e fortalecer as unhas, o cálcio se alia ao silício – nutriente também encontrado na composição do vegetal.

2. Auxilia a digestão

Por ser um alimento rico em água, a abobrinha contribui na formação do bolo fecal, ajuda a suavizar a consistência e também a evitar episódios de constipação. O vegetal ainda é uma fonte rica de fibras, o que faz o alimento se mover mais fácil pelo intestino.

3. Traz benefícios para quem tem diabetes

A abobrinha é ótima para ser consumida por quem tem diabetes, uma vez que as fibras do alimento auxiliam na estabilização do açúcar no sangue, evitando que os níveis aumentem após as refeições.
Além disso, a abobrinha pode ser consumida em substituição aos carboidratos, o que ajuda na redução dos níveis de açúcar no sangue e da insulina.

continua depois da publicidade

E ainda por possuir vitaminas do complexo B em sua composição, o vegetal ajuda a metabolizar a glicose no organismo. O alimento pode ser eficaz também na prevenção de complicações relacionadas à diabetes em decorrência de seus antioxidantes.

4. Melhora a visão

A abobrinha possui em sua composição betacaroteno que, após ser ingerido, se transforma em vitamina A, um antioxidante natural que mantém a integridade da pele e das mucosas e na qualidade da visão.

Por conta dessa ação antioxidante, o alimento consegue proteger os olhos da degeneração macular, evitando, por consequência, as principais doenças da visão, principalmente aquelas causadas pelo avanço da idade.

continua depois da publicidade

A abobrinha contém também os antioxidantes luteína e zeaxantina, que podem se acumular na retina e com isso melhorar a visão e reduzir o risco de doença oculares relacionadas ao fator da idade.

5. Ajuda a manter a saúde do coração

Além de todos os outros benefícios aqui citados, as fibras também ajudam a manter a saúde do coração. E por ser rica em potássio, a abobrinha ajuda a reduzir a pressão arterial por auxiliar a dilatação dos vasos sanguíneos.

O alimento contribui ainda na prevenção de acidente vascular cerebral (AVC).

continua depois da publicidade

6. Auxilia na perda de peso

Por ser uma fonte rica de água e fibras, a abobrinha reduz a fome e dá a sensação de saciedade. Além disso, por ter um baixo valor calórico faz com que ela seja recomendada nas dietas voltadas para a perda de peso.

7. Auxilia na cicatrização

A abobrinha possui também RDA de manganês em sua composição. Esse mineral é essencial para a produção de prolina e de aminoácidos que permitem o colágeno se formar. Assim, permite uma pele saudável e adequada à cicatrização de feridas.