Aurora boreal emite som? Confira curiosidades sobre o fenômeno

Isso ocorre não por conta das luzes, mas devido às partículas energizadas que vêm do Sol e provocam interferências que são audíveis. 

Um dos maiores sonhos das pessoas é poder um dia observar a aurora boreal, um fenômeno natural que encanta pela beleza. Uma das dúvidas é sobre o som da aurora boreal, será que de fato o fenômeno acontece? A resposta é sim. Isso ocorre não por conta das luzes, mas devido às partículas energizadas que vêm do Sol e provocam interferências que são audíveis.

continua depois da publicidade

A aurora boreal ocorre no extremo norte do planeta e são comuns na Sibéria, Escandinávia, Groenlândia e Canadá. As luzes belíssimas que enfeitam o céu são efeitos de tempestades solares que expelem o gás chamado plasma e esse é eletrizado por partículas de elétrons e prótons do Sol.

Quando esse plasma tem um contato com a nossa atmosfera, o campo magnético forma uma espécie de escudo que protege das partículas vindas do Sol. O som da aurora boreal é algo incrível e pode ser baixo com tendência a aumentar. O fotógrafo  Ryan Dickie, que registrou imagens da aurora boreal, teve um contato direto com esse som e o descreveu como de um pedaço de carne a ser colocado na frigideira quente.

continua depois da publicidade

O estranho é que os sons podem ser diferentes, pelo menos foi o que identificaram alguns pesquisadores que instalaram microfones de alta sensibilidade nos locais onde ocorrem as auroras boreais. Esses sons são breves e bem suaves, destacando-se alguns deles, como semelhante ao bater palmas.

Para serem, de fato, ouvidos, o observador precisa estar bem atento e em silêncio total. A força eletrizada dessas partículas que vêm do Sol provocam sons quase imperceptíveis. As auroras que também são definidas como “luzes do norte”, que são capazes de mexer com a imaginação das pessoas até hoje.