Além da vitamina C: confira benefícios da laranja para a sua saúde

Também por ser rica em potássio, a laranja provoca o relaxamento dos vasos sanguíneos e, automaticamente, permite a circulação do sangue com mais facilidade.

A laranja doce tem sua origem na China e foi levada para a Europa XVI pelos portugueses. É um fruto rico em vitaminas A, B e C. Essa última com grande concentração. Mas a laranja possui benefícios nutricionais que vão além da vitamina C. Ela possui flavonoides e betacaroteno, que mantém ação antioxidante e anti-inflamatória.

continua depois da publicidade

Em nossa saúde, o consumo de laranja ajuda muito em diversas áreas, podendo ser uma excelente aliada. Aqui, vamos listar alguns desses benefícios da laranja para nos ajudar com a saúde. É importante frisar que as propriedades da laranja podem ser aproveitadas tanto in natura como através do sumo que é retirado da fruta.

Previne pedras nos rins

Muita gente sofre com cálculos renais, que são massas sólidas formadas por minerais e sais ácidos que acabam se aglutinando na concentração de urina. Também são chamados de “pedras nos rins” e provocam muita dor, sobretudo quando as pessoas vão urinar.

continua depois da publicidade

Porém, alguns estudos revelaram que o consumo da laranja pode ajudar a prevenir as pedras nos rins. Isso ocorre porque a parte líquida da laranja produz uma quantidade de alcalina, diminuindo os níveis de ácido úrico presentes em nosso organismo.

Controla pressão alta

Por ser rica em potássio, a laranja provoca o relaxamento dos vasos sanguíneos e, automaticamente, permite a circulação do sangue com mais facilidade. Assim, a pressão arterial é reduzida e promove um equilíbrio na saúde, principalmente nas pessoas que já sofrem com pressão alta.

De igual modo, sob o mesmo efeito, previne até casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC).

continua depois da publicidade

Ajuda no funcionamento da tireoide

O carotenóides e a vitamina C, presentes na laranja, são excelentes aliados no bom funcionamento da tireoide. A função da tireoide é liberar hormônios para o organismo e, quando existem alterações, causa diversos problemas de saúde.

Quando a tireoide não produz quantidade suficiente de hormônio, o paciente é diagnosticado com hipotireoidismo. Estudos revelaram que o consumo da laranja provoca o bom funcionamento do nosso sistema imunológico e faz com que a absorção de ferro se torne melhor.

Previne gripes e resfriados

O consumo da laranja ajuda na prevenção de gripes e resfriados por ser rica em vitamina C. Essa vitamina tão conhecida na laranja é responsável por fortalecer o sistema imunológico e, assim, melhora as defesas do organismo.

continua depois da publicidade

O papel da vitamina C é alimentar nossas células de defesa e dar reforço à capacidade de resistência imunológica. Tanto o suco quanto a fruta in natura são excelentes para nos prevenir das gripes e resfriados.

Pode fortalecer o coração

Ao que tudo indica, pessoas que fazem uso mais frequente de algumas frutas cítricas, como a laranja, por exemplo, possuíam menos chances de desenvolverem doenças cardíacas e derrames. Conforme estudos, quando surgem placas de gordura nas artérias que são resultado da ação de colesterol alto e excesso de radicais livres, a laranja atua diretamente combatendo esses radicais livres.

A fruta possui grande concentração de antioxidantes, que ajuda a diminuir as chances de surgimento de doenças cardíacas.

continua depois da publicidade