Confira 5 pinturas mais famosas do mundo – e onde estão localizadas

Grande parte dessas pinturas pode ser vista em museus da Europa.

No decorrer dos séculos, diversas pinturas alcançaram reconhecimento mundial devido à exibição única de talento e estilo. A maioria dessas pinturas são peças de óleo sobre tela que resistiram ao tempo e causaram uma impressão duradoura naqueles que tiveram a oportunidade de apreciá-las.

continua depois da publicidade

Mas, muitas das pinturas famosas estão em constante ameaça de danos por roubo e envelhecimento. Por isso, museus e galerias têm a função e a responsabilidade de manter as obras-primas em segurança e restaurá-las à sua condição original para prolongar suas vidas e seu significado para as próximas gerações.

A seguir, confira 5 pinturas mais famosas do mundo e onde elas estão localizadas.

continua depois da publicidade

1. Mona Lisa

Leonardo da Vinci começou a pintar a esposa de Francesco del Giocondo – daí o motivo de a tela também ser conhecida como La Gioconda – em Florença, por volta de 1503. A obra foi finalizada anos depois, na França.

A ser vista de perto, a pintura mais famosa do mundo, surpreende os seus espectadores. Isso porque, é uma tela pequena, com 53 cm de largura e 77 cm de altura. Mesmo assim, ela é capaz de atrair 10 milhões de visitantes por ao ano ao Museu do Louvre, onde fica exposta.

continua depois da publicidade

2. Criação de Adão

Encomendado pelo Papa Júlio II em 1508, o afresco da Capela Sistina, em Roma, foi feito pelo mestre italiano do Renascimento, Michelangelo, e demorou dois anos para ficar pronto.

O teto da Capela Sistina apresenta uma série de passagens bíblicas importante. No entanto, o pedaço de maior destaque da obra é quando o homem e Deus quase se tocam, ou seja, a pintura intitulada Criação de Adão.

continua depois da publicidade

3. A Noite Estrelada

Após o surto que lhe fez cortar a orelha direita, o holandês Vincent Van Gogh passou uma temporada internado em uma instituição psiquiátrica francesa. E foi a vista da janela de seu quarto que o inspirou uma das obras mais famosas do mundo, que pode ser vista no MoMA, em Nova York.

4. As Meninas

continua depois da publicidade

A pintura é considerada o trabalho mais icônico do espanhol Diego Velázquez. A grande tela a óleo (3,18 m x 2,76 m) se localiza no Museu do Prado, em Madri, e já foi tema de inúmeras análises históricas e semióticas sobre a rotina da corte e a evolução da pintura.

5. O Nascimento de Vênus

Uma das principais atrações de Florença, na Itália, a pintura O Nascimento de Vênus, de Sandro Botticelli, foi feita por encomenda, como era comum no fim do século 15.

Estima-se que a obra foi finalizada em 1486. Apesar de não haver registros detalhados, acredita-se que a família Medici – origem do termo mecenas, que identifica grandes patrocinadores de arte – tenha feito o pedido. Isso porque há uma plantação de laranjas no quadro e a fruta era o emblema da família italiana. Para vê-la de perto, basta visitar a Galleria Uffizi.