Confira 5 curiosidades impressionantes sobre recém-nascidos

A chegada do bebê é um momento muito especial e cheio de descobertas na vida da família. Conheça alguns fatos surpreendentes sobre os recém-nascidos.

O nascimento de uma criança é sem dúvidas um dos momentos mais marcantes na vida do casal. Em suma, quando o recém-nascido chega ao mundo, traz consigo diversas novidades e dúvidas aos novos papais e mamães por apresentarem condições bastante específicas nessa fase da vida.

continua depois da publicidade

Desse modo, conhecer algumas das características surpreendentes do bebê é essencial, pois além de fofos, frágeis e delicados, estes apresentam peculiaridades incríveis. Veja a seguir 5 fatos impressionantes e pouco conhecidos sobre os recém-nascidos:

1. Memória

Os recém-nascidos não são capazes de guardar lembranças a longo prazo. Com efeito, as memórias são ligadas à capacidade de entender perfeitamente a linguagem, e por isso só se desenvolvem a partir dos três anos de idade, momento em que o cérebro já alcança essa função.

continua depois da publicidade

2. Os bebês conseguem nadar

Com o devido acompanhamento, é possível que os bebês consigam nadar. Os recém-nascidos possuem a capacidade de prender naturalmente a respiração quando estão debaixo d’água e movimentar as pernas e braços.

Contudo, é recomendado que o bebê possa nadar após a realização de consultas e exames de seis semanas, e ainda tenha acompanhamento de um especialista.

3. Miopia

Os bebês recém-nascidos são míopes. Dessa forma, só conseguem enxergar claramente cerca de 20 cm a 30 cm na frente de seus rostos. Logo, todo objeto ou pessoa distante é um borrão de luz, forma e movimento.

continua depois da publicidade

4. Espirros

É comum os recém-nascidos espirrarem muito, não sendo uma causa de alerta aos pais. Esta é simplesmente uma maneira de limpar suas vias nasais e respiratórias de congestão e partículas transportadas pelo ar.

Além disso, o ato de espirrar também ajuda a abrir uma narina temporariamente fechada, que comumente ocorre por pressionar o nariz durante a amamentação.

5. Lágrimas

Por fim, os recém-nascidos não possuem lágrimas. Apesar do seu bebê emitir o som de choro para se alimentar ou por outros fatores, estes não produzem lágrimas até cerca de três semanas de idade, pois seus ductos lacrimais ainda não estão totalmente desenvolvidos.

continua depois da publicidade