Amor: Os 3 principais equívocos, de acordo com a psicologia

Você não tem certeza de como saber se o que está sentindo é realmente amor? Veja como identificar os pontos cegos antes de levar a frente o relacionamento.

Ao longo da nossa vida, reunimos informações e formamos crenças sobre tudo e qualquer coisa ao nosso redor. Aprendemos lições e agimos de acordo com a forma como passamos a ver o mundo. E isso inclui nossos relacionamentos íntimos.

continua depois da publicidade

No entanto, as experiências que temos no amor, podem muitas vezes ser equivocadas, segundo a psicologia. Às vezes, nem vemos os erros e os percalços no caminho diante de nós em termos de nossas parcerias.

Para ver esses pontos cegos como eles são, devemos reconhecer onde estão as falhas em nossos relacionamentos. E devemos reconhecer o papel que desempenhamos nessas falhas também. Veja quais são esses equívocos a seguir.

continua depois da publicidade

3 coisas sobre o amor que estão equivocadas, segundo a psicologia

1. A intimidade pode ocorrer rapidamente, mas nem sempre dura

Relacionamentos íntimos podem existir entre duas pessoas com proximidade física ou emocional. Embora os relacionamentos íntimos geralmente incluam atividade sexual, eles também podem se concentrar em outras áreas.

Os relacionamentos íntimos podem manter um papel crítico na experiência humana, porque geralmente envolvem conexões emocionais com um parceiro. Desse modo, nem sempre ter intimidade é sinônimo de uma relação estável e duradoura, já que não basta apenas falar sobre coisas pessoais.

2. Nem sempre os opostos se atraem, muitas vezes somos atraídos pelas semelhanças reais

Uma teoria popular é que os opostos se atraem; outra é que ter um parceiro semelhante seria “chato”. Contudo, psicólogos afirmam que essas teorias muitas vezes se mostram insustentáveis ​​na vida real. Assim, além de procurar um parceiro semelhante, as similaridades precisam ser profundas e reais.

continua depois da publicidade

3. Às vezes confundimos excitação e outros sentimentos com atração

Muitas pessoas gostam de chamar a atenção de alguém novo e excitante, especialmente quando estão entediadas ou solitárias. Mas esta não é a maneira mais saudável de abordar os relacionamentos. Também pode levar a sentimentos confusos que podem ser confundidos com paixão.

Portanto, se você acabou de conhecer alguém e não tem certeza do que realmente sente, considere refletir sobre os equívocos listados acima.