5 formas de saber se a atividade física está apresentando resultados

Quer você se exercite para perder peso ou para melhorar sua saúde, é importante prestar atenção se a sua rotina de treino está ou não funcionando.

O exercício sempre esteve associado à perda de peso e, embora seja uma parte muito importante desse processo, não é o único motivo para querer movimentar o corpo.

continua depois da publicidade

Na realidade, há muitos benefícios derivados da atividade física regular; o número na balança não é necessariamente um indicador de sucesso e não deve ser priorizado o tempo todo, ou seja, existem sinais que são mais poderosos e que vão te dizer se a rotina está sendo eficaz.

Então, se você se exercita regularmente, mas não percebe nenhuma alteração, esses sinais o ajudarão a entender se seu treinamento está funcionando ou não.

continua depois da publicidade

5 indicativos de que seu treino funciona

1. Aumento de energia

Você pode se sentir cansado no início, mas com o tempo um treino bem-sucedido diminui a fadiga geral. Não se esqueça de que seu corpo precisa de tempo entre sessões desafiadoras, porque se você se sentir renovado e pronto para se exercitar novamente, seu treino atingiu um equilíbrio entre desafio e recuperação, e certamente está dando resultados.

2. Você se sente mais feliz

Diferentes estudos têm mostrado que o exercício tem a capacidade de melhorar o humor, durante e após cada sessão. Embora muitas pessoas precisem de medicação ou terapia para seus problemas de saúde mental, o exercício é um bom complemento. Você se sentirá melhor e feliz após o treino, e isso também é um sinal de que a atividade física está surtindo bons efeitos.

3. Você aprende a ouvir seu corpo

Uma rotina de condicionamento físico que está funcionando pode permitir alguma flexibilidade consigo mesmo e com seus objetivos. Um treino é eficaz quando é possível modificar as rotinas para ir de encontro às necessidades do seu corpo, sem prejudicar as metas que você já conquistou.

continua depois da publicidade

4. Melhora na saúde geral

Tornar o exercício parte de sua vida pode melhorar muitos sintomas e reduzir o risco de várias doenças, incluindo aquelas relacionadas ao coração.

5. Sono regulado

Exercitar-se constantemente ajuda o descanso e o sono é mais profundo à noite. Então, se você acha que dorme mais e melhor agora, é por causa da sua rotina de exercícios que está funcionando.