Quais foram as piores pandemias que assolaram o mundo?

As pandemias anteriores à COVID-19 foram registradas na história da humanidade desde a Roma Antiga. Saiba mais detalhes.

Há dois anos, estamos subordinados a um vírus que causou uma mudança no mundo pós-moderno. A COVID-19 chegou ganhando a posição de a maior pandemia deste século e uma das grandes da história recente. As anteriores foram registradas na história da humanidade desde a Roma Antiga.

continua depois da publicidade

Antes de entrarmos, de fato, nas piores pandemias já registradas na história humana, vamos entender o que realmente significa. Conforme a Organização Mundial de Saúde – OMS, trata-se de uma doença que se espalha por uma determinada região com rapidez. Nesse caso, uma epidemia global onde o território é todo o planeta.

Varíola

Começamos com a pandemia de varíola, porque ela surgiu por várias vezes na história da humanidade. Estima-se que 500 milhões de pessoas morreram em decorrência da pandemia de varíola somente no século passado (XX).

continua depois da publicidade

Historiadores apontam que a derrocada dos gregos em 430 A.C. foi ocasionada pela varíola. Os pesquisadores ainda acreditam que ela tenha surgido na Índia.

Gripe espanhola

O vírus que causa a gripe espanhola está presente até hoje e o conhecemos como Influenza. O Brasil passa por um surto da doença, principalmente no Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador. Quando a doença surgiu, não haviam vacinas adequadas e, igualmente, o vírus tinha outra mutação. Porém, a gripe espanhola também foi mundial e matou cerca de 20 a 50 milhões de pessoas.

A pandemia provocada pela gripe espanhola ocorreu em 1918 e foi intrigante porque o vírus atacou pessoas saudáveis, jovens e adultos. Muitas crianças e idosos com sistema imunológico baixo não sofreram tanto. Uma curiosidade interessante é que, embora seja chamada de gripe espanhola, a doença não surgiu na Espanha.

continua depois da publicidade

Peste Negra

A Peste Bubônica matou aproximadamente 75 a 200 milhões de pessoas e ocorreu entre 1346 a 1353. A Europa, África e a Ásia foram as regiões do planeta que mais sofreram perdas. Acredita-se que a Peste Bubônica tenha surgido na Ásia Central e se espalhou rapidamente.

As pulgas dos ratos presentes nos navios mercantes podem ter sido as portadoras da proliferação da bactéria.

Cólera

Provocada pela bactéria Vibrio cholerae, a Cólera está sempre voltando ao cenário devido às constantes mutações. Até os dias atuais, ela é considerada uma pandemia e se desenvolve através de alimentos e água contaminadas. Os países “subdesenvolvidos” são os que mais apresentam casos de Cólera.

continua depois da publicidade

A doença já fez diversas vítimas no Brasil e recentemente, em 2019, se desenvolveu fortemente no Iêmen. Existem vacinas imunizantes para a Cólera, todavia, não possuem um poder 100% eficaz.

Gripe Asiática

Na década de 50, a Gripe Asiática matou cerca de 2 milhões de pessoas no mundo todo e, igualmente, também foi causado pela Influenza. A Gripe Asiática é formada pela Influenza A H2N2 e teve início na China.

Um dos países mais atingidos foi os Estados Unidos que teve aproximadamente 69,8 mil mortes.

continua depois da publicidade