Você sabe como é feito o chiclete? Descubra como ocorre a produção

Conheça um pouco da história da goma de mascar e saiba quais são os ingredientes usados em seu processo de produção.

O chiclete é um dos produtos mais vendidos no mundo e é quase impossível conhecer uma pessoa que nunca tenha mascado um. Mas você sabe como que é feito o chiclete? É sobre isso que iremos falar neste post e o que você vai descobrir te deixará surpreso, certamente.

continua depois da publicidade

O chiclete surgiu lá pelos longínquos anos de 1870, quando o americano Thomas Adams adaptou a receita da goma feita com a seiva de uma árvore e a partir de então se popularizou.

Utilizamos o chiclete como uma forma de aliviar o estresse e a ansiedade, assim como para disfarçar o hálito e muitas vezes torna-se um hábito. Um dos pontos negativos do chiclete é a capacidade que eles possuem de promover o surgimento de cáries nos dentes.

continua depois da publicidade

Outro ponto importante sobre o chiclete é que mascar com o estômago vazio pode gerar dores estomacais. Isso porque, ao mascarmos o chiclete, o cérebro automaticamente entende que chegará alimento no sistema digestivo e libera suco gástrico.

Todavia, como não tem nenhum alimento, este mesmo suco gástrico que desintegra os alimentos acaba causando a corrosão nas paredes do estômago. Entre os problemas graves podem surgir úlceras e gastrites.

Atualmente a goma do chiclete já não é mais fruto desta seiva, mas de derivados do petróleo como resina e parafina. No processo de fabricação é acrescido açúcar ou adoçante, corantes, xarope de glicose e aromatizantes. Para fabricar o chiclete a goma base é o principal ingrediente cujo objetivo é dar aquela liga que mascamos.

continua depois da publicidade

Hoje, existe muita tecnologia na produção de chicletes que estão se tornando cada vez mais requintados. Os Estados Unidos são o país com maior produção e consumo do produto, seguido da China em segundo lugar e Brasil em terceiro.

Como é produzido o chiclete

A produção a goma de mascar é desenvolvida a partir da combinação de vários produtos, como ácidos graxos, corantes, aromatizantes, glicerina, edulcorante texilitol e acetato de polivinila.

Assim, cada um possui uma funcionalidade e, juntos, formando uma massa homogênea. Essa, depois de processada, é disponibilizada em grandes tiras e depois recortada com a ajuda de equipamentos de produção em larga escala.

continua depois da publicidade