O que realmente existe dentro da salsicha? Descubra como ela é feita

Confira quais são as carnes e outros ingredientes utilizados na composição da salsicha.

Circulam na internet diversos vídeos e “notícias” que informam que a salsicha é feita de uma forma peculiar, cheia de produtos químicos e até vísceras de animais. Mas o que é verdade sobre isso? O que tem dentro da salsicha, em sua composição?

continua depois da publicidade

A verdade é que o processo de fabricação de salsichas passa pelo mesmo crivo de outros alimentos com fiscalização e inspeção dos órgãos de vigilância sanitária e de qualidade alimentar. Logo, podemos destacar que as fabricantes possuem todo um processo de registro e são acompanhadas pelo Serviço de Inspeção Federal (SIF), logo não existe nada estragado, mal higienizado e impuro dentro da composição da salsicha.

Ingredientes da salsicha

Em sua fabricação a salsicha possui a junção de carnes bovinas, suínas e galináceas, ou seja, de frango e galinha. Todavia, é importante frisarmos que essas carnes são as chamadas “de segunda”.

continua depois da publicidade

No processo não é utilizado cortes nobres da carne, mas sobras de outras partes. Essas carnes são processadas e os fabricantes incluem os temperos, tais como corantes, alho, cebola, pimentas e demais condimentos.

Ainda é utilizado no processo de fabricação das salsichas produtos chamados de extensores, responsáveis por promoverem um equilíbrio entre água e gorduras. Também são utilizados em grande quantidade na salsicha produtos como nitrito de sódio e fosfatos, para conservação.

Em relação às carnes utilizadas é muito comum a utilização das cartilagens, gorduras, partes miúdas e outras que, em vez de serem descartadas, são utilizadas na produção da salsicha.

continua depois da publicidade