Estas 5 paisagens mudaram muito com o passar do tempo; veja a lista

Geleiras estão retraindo e afinando, florestas estão perdendo espaço para pastagens ou agricultura mecanizada e reservatórios estão em seu nível baixo.

As mudanças climáticas provocadas pelo aquecimento global têm modificado drasticamente paisagens ao redor do mundo nos últimos anos. A seguir, veja a lista com 5 dessas paisagens.

continua depois da publicidade

Veja algumas paisagens que mudaram muito com o passar do tempo

1. Geleira Muir, Alasca

Um dos mais importantes indicadores das mudanças climáticas são as geleiras, pelo fato de elas serem bastante sensíveis a quaisquer mudanças.

Uma que mudou bastante com o passar do tempo é a Geleira Muir, no Alasca. Desde o século 19, ela tem sofrido com a retração e afinamento.

continua depois da publicidade

Para se ter uma ideia, de 1941 a 2004, a frente da geleira retraiu cerca de 7 milhas e sua espessura diminuiu mais de 2625 pés, de acordo com o National Snow and Ice Data Center (em tradução livre, Centro Nacional de Dados sobre Neve e Gelo.

2. Amazônia brasileira

Quem sobrevoasse a Amazônia brasileira na década de 1950, veria uma floresta contínua. Porém, não é o que se vê nos dias de hoje.

A Amazônia brasileira é atualmente marcada por imensas manchas provocadas pelo desmatamento. A floresta contínua perdeu espaço para pastagens ou agricultura mecanizada.

continua depois da publicidade

3. Lago Powell, nos Estados Unidos

O Lago Powell é o segundo maior reservatório de água dos Estados Unidos. Porém, neste ano, ele registrou seu nível mais baixo desde 1963, ano em que foi inaugurado.

Após três anos de seca extrema e duas décadas de baixa pluviosidade, o que se vê no Lago Powell é uma paisagem semelhante a de um deserto.

4. Lago Lonar, na Índia

O Lago Lonar está localizado no estado de Maharasanshtra, na Índia. Em 2020, o lago que era verde tornou-se rosa.

continua depois da publicidade

De acordo com especialistas a causa dessa mudança de tonalidade pode ser o aumento salinidade na água, a presença de algas vermelhas ou a combinação de ambos.

5. Geleira Pine Island, na Antártica

A Geleira Pine Island, na Antártica, tem sofrido com a retração e afinamento. Por consequência, a geleira tem contribuído para o aumento do nível do mar. Além disso, a Geleira Pine Island tem gerado cada vez mais icebergs.