Como saber se você está lidando com alguém manipulador? Veja 5 sinais

Um manipulador tenta controlar as pessoas ao seu redor, mesmo que isso possa prejudicar sua autoestima e confiança. Veja como identificar esse perfil aqui.

As pessoas manipuladoras não têm a compaixão e a empatia que os outros naturalmente têm. Além disso, seu comportamento é bastante tóxico para aqueles ao seu redor. Então, se você suspeita que está lidando com alguém assim, veja como identificá-lo de acordo com os sinais abaixo:

continua depois da publicidade

Entenda se você está lidando com uma pessoa manipuladora

1. Pensam que o mundo gira ao seu redor

Uma das características mais comuns da pessoa manipuladora é o fato de estar sempre falando de si mesma, de suas façanhas e conquistas e de todas as suas virtudes.

Todas as conversas se concentrarão em si mesma e ela sempre se mostrará estar acima dos outros.

continua depois da publicidade

2. Possuem autoestima elevada

Pessoas manipuladoras tendem a ter uma concepção muito elevada de si mesmas. Elas sempre destacam suas virtudes e deixam de lado todos os seus defeitos. Elas simplesmente silenciam tudo o que há de negativo em suas vidas.

Sua necessidade de se projetar como alguém superior as fará procurar vítimas vulneráveis, que também vejam essas grandes virtudes e, assim, sejam capazes de submetê-las à sua vontade.

3. São emocionalmente imaturos e instáveis

Para as pessoas manipuladoras, os relacionamentos são apenas ferramentas para conseguir o que querem, por isso, sempre se relacionam superficialmente com os outros.

continua depois da publicidade

Um manipulador é incapaz de se relacionar de forma saudável e construtiva, e quando seus relacionamentos passam por alguma adversidade, como a vítima percebendo suas manipulações, ele simplesmente irá fugir de sua responsabilidade para com o outro.

O mesmo acontece em outros aspectos de sua vida. Os manipuladores tendem a se cansar ou se entediar com muita facilidade, por isso geralmente mudam de emprego ou de estudos. Além disso, são pessoas emocionalmente muito instáveis.

4. São pessoas invejosas e rancorosas

Elas sempre invejam o sucesso e conquistas dos outros, e não suportam quando as pessoas ao seu redor alcançam seus objetivos. Isso faz com que elas se sintam inseguras e inferiores.

continua depois da publicidade

Além disso, elas não são capazes de perdoar e sempre alimentam brigas com pessoas que não se deixaram manipular e colocaram limites em seus atos egocêntricos.

5. Não demonstram empatia

Outra das características mais comuns da pessoa manipuladora é sua total falta de empatia. Essas pessoas são incapazes de se colocar no lugar dos outros.

Para elas, os outros são meros objetos necessários para conseguir tudo o que desejam. Elas não são capazes de perceber o sofrimento ou a dor dos outros e nem se importam minimamente com isso.

continua depois da publicidade