Afinal, o que tem dentro de uma salsicha?

Será que a salsicha é realmente feita com ingredientes nojentos e nocivos? Será que ela é preparada em ambientes nada limpos? Confira a resposta.

Com certeza você já deve ter ouvido falar sobre os supostos ingredientes da salsicha. Há quem diga que ela é feita de ingredientes nojentos e nocivos e preparada em lugares nada limpos. Há quem diga que ela é composta até por papelão. Mas será isso verdade?

continua depois da publicidade

A resposta é não. Isso porque, o processo de produção industrial da salsicha segue as normas de higiene do Serviço de Inspeção Federal (SIF). Além disso, a lei brasileira obriga os fabricantes desse embutido a informar na embalagem os ingredientes usados na preparação da salsicha.

Mas, afinal, o que tem dentro da salsicha?

A salsicha é feita de carnes bovina, suína e de frango. Porém, na fabricação do embutido são utilizadas as partes dessas carnes que sobraram da fabricação de outros produtos. Portanto, nada de carne nobre.

continua depois da publicidade

As partes de frango utilizadas são peito, asas, moela, fígado, coxa, sobrecoxa, coração, pescoço e pé. Já as partes suínas podem ser o fígado, língua e/ou coração de porco.

As carnes utilizadas são as mecanicamente separadas (CMS). A CMS nada mais é do que a carcaça e o pouco de carne presa ao osso de sobraram. Essas sobras viram salsichas, mas também calabresa defumada, nuggets, mortadela, entre outros embutidos.

Para dar sabor a salsicha, é acrescentado ao produto sal e temperos, que podem variar de acordo com o fabricante. Porém, costumam ser utilizados para temperar a salsicha alho, cebola, pimenta e pó, entre outros.

continua depois da publicidade

Durante a fabricação do embutido ainda são utilizados os extensores, ingredientes responsáveis por melhorar a ligação entre a água e a gordura, como amidos, proteína de soja e carragena.

Para proporcionar a salsicha uma maior durabilidade, os fabricantes acrescentam em sua preparação aditivos, como nitrito de sódio e fosfatos.

Há também a adição de corantes na fabricação do embutido. Um deles é a cochonilla, um insetinho – triturado aos melhores – que dá cor vermelha a salsicha. Inclusive, esses corantes são também utilizados em outros produtos alimentícios, como os da confeitaria, por exemplo.

continua depois da publicidade

Para descobrir quais são outros ingredientes utilizados na fabricação da salsicha, basta dar uma olhada na embalagem. Lá, vão constar todos os componentes utilizados para preparar o embutido, como já dito.