3 ensinamentos da filosofia estoica que você deve levar para a vida

Os 3 ensinamentos da filosofia estoica que você pode levar para a vida surgiram ainda na Antiguidade e são valiosos para todas as gerações.

Em primeiro lugar, a filosofia estoica é também conhecida como estoicismo. Neste sentido, refere-se à uma escola filosófica que surgiu na Antiguidade, mais especificamente na Grécia Antiga. Sendo assim, existem 3 ensinamentos da filosofia estoica que você deve levar para a vida.

continua depois da publicidade

Assim como outras escolas filosóficas, existem alguns parâmetros e princípios específicos que orientam os adeptos ao estoicismo. Com base neste valores, é possível obter diversos ensinamentos para as próximas gerações. Saiba mais a seguir:

3 ensinamentos da filosofia estoica que você deve levar para a vida

1) Modifique aquilo que você conseguir

A filosofia estoica tem como um dos principais parâmetros estabelecer aquilo que podemos modificar, e aceitar que o restante não está ao nosso alcance naquele momento. Portanto, os seres humanos devem entender o que conseguem influenciar ou não.

continua depois da publicidade

Nessa lição, aprendemos a respeitar os nossos limites e separar quais são os assuntos que não estão no nosso controle.

2) Viva a sua vida

Mais do que saber diferenciar os problemas que te dizem respeito e os que não estão ao seu alcance, a filosofia estoica valoriza o foco no indivíduo. Portanto, deixe de temer a morte e comece a viver sua vida plenamente hoje, sem contar o tempo que falta para o seu fim.

De acordo com o estoicismo, esse é o único modo de encontrar a verdadeira felicidade.

continua depois da publicidade

3) Seja grato

Sêneca, um dos principais representantes da filosofia estoica, entendia a gratidão como uma forma de autoconhecimento, mas também de reconhecimento dos seus feitos. Assim, o estoicismo valoriza o entendimento dos próprios limites e do foco, mas vê a gratidão como parte do processo.

Sendo assim, reconheça os motivos pela qual você pode ser grato diariamente. Assim, será possível identificar o que é mais importante e deve ser priorizado em sua vida, trabalhando melhor o bem-estar e outros sentimentos positivos.