Natal em janeiro? Por que alguns cristãos celebram o nascimento de Jesus em dias diferentes

Algumas religiões seguem calendários diferentes do gregoriano, no qual 25 de dezembro é o feriado em que se celebra o nascimento de Jesus Cristo.

Você sabia que em alguns países o dia de Natal é comemorado no dia 6 de janeiro? Em lugares nos quais a Igreja Ortodoxa é a religião oficial, a véspera de Natal e o Natal não são comemorados respectivamente em 24 e 25 de dezembro, mas em 6 e 7 de janeiro. Alguns desses países são: Armênia, Bielorrússia, Egito, Etiópia, Geórgia, Cazaquistão e Sérvia.

continua depois da publicidade

Isso ocorre porque os cristãos ortodoxos continuam a respeitar o “calendário juliano” (criado pelo imperador Júlio César em 46 a.C.), em vez do “calendário gregoriano” usado na maioria dos países ocidentais e europeus.

O calendário gregoriano foi criado pelo papa Gregório XIII, em 1582. Nesse sentido, existem treze dias de diferença entre ambos os sistemas de organização do tempo.

continua depois da publicidade

Por que os cristãos ortodoxos comemoram o Natal em janeiro?

Originalmente, o dia do nascimento de Cristo era comemorado em 6 de janeiro, junto com a epifania dos Reis Magos e o batismo de Jesus. Com o passar do tempo, essas três comemorações tiveram suas datas alteradas nos países que eram regidos pelo calendário gregoriano.

Curiosamente, podemos encontrar países que, com vários séculos de atraso, aceitaram o calendário gregoriano (como é o caso da Rússia, que o fez em 1918), mas continuam a manter as datas antigas das suas festas tradicionais e religiosas.

Além disso, não só existem diferenças nas datas natalícias entre católicos e ortodoxos, como também existem diferenças na forma como são celebradas. Um exemplo disso, é que a festividade na comunidade ortodoxa é vivida pelos fiéis em jejum.

continua depois da publicidade

Deve-se notar que nem todos os ortodoxos celebram o Natal de acordo com o calendário juliano, como é o caso do calendário grego, cipriota, búlgaro ou de Jerusalém.

Também destaca-se a falta de presentes no Natal. A troca de pacotes, lembranças, cartões e homenagens acontece em 19 de dezembro no Dia de São Nicolau ou na véspera de Ano Novo, mas não durante a festa natalina.

Por fim, a diferença de treze dias entre os dois calendários também faz com que as datas do Ano Novo (13 de janeiro) e da Epifania (19 de janeiro) sejam transferidas.

continua depois da publicidade