Qual é a maior temperatura que o corpo humano consegue suportar?

Para chegar a essa resposta, testes começaram a ser feitos no século 18.

A temperatura ideal do nosso corpo varia de 36º C a 37º C. Segundo cientistas, essa temperatura é o equilíbrio perfeito, pois é quente o suficiente para prevenir doenças infecciosas. No entanto, mesmo possuindo uma boa variação, o mecanismo corporal humano não suporta diferenças muito bruscas de temperatura.

continua depois da publicidade

Sendo assim, qual é a maior temperatura que o corpo humano consegue suportar? Os estudos para chegar a essa resposta começaram no século 18, quando o médico inglês Charles Blagden resolveu entrar num cômodo aquecido a 105º C. Blagden conseguiu permanecer no local por 15 minutos.

No entanto, novos testes foram feitos para saber a exata temperatura máximo que o corpo humano pode suportar: 127º C, em ar seco, por 20 minutos, sendo esse um recorde de sobrevivência em altas temperaturas.

continua depois da publicidade

O responsável for fazer com que o corpo humano suporte altas temperaturas é o suor, um dos mecanismos do corpo para manter a sua temperatura interna constante, independentemente do clima.
Para conter o calor, o corpo dispõe da transpiração. O suor diminui a temperatura porque, para evaporar, ele retirar calor da pele, refrescando-a. Isso, quando o ar está seco.

Quando em condições em que o ar está úmido, qualquer temperatura acima dos 40ºC se torna insuportável para o corpo humano, pois o suor não encontra condições de evaporar e, assim, amenizar a temperatura do corpo.

Vale notar, no entanto, que em situações extremas esses mecanismos não funcionam. A capacidade de resistência do corpo humano não depende somente da temperatura externa a qual ele está exposto, mas também da umidade, do vento, do tempo de exposição ao ambiente e até mesmo do fato de a pessoa estar imersa na água.

continua depois da publicidade

Como a água resfria rápido, basta uma pessoa ficar imerso a cerca de 20º C para ela correr o risco de morrer.