Por que os nossos dedos ficam enrugados na água? Descubra aqui

Esse efeito natural do nosso corpo pode causar estranhamento nos dias de hoje, mas ajudou a espécie humana ao longo de sua evolução .

Você com certeza já deve ter passado pela experiência de ficar muito tempo debaixo d’água e perceber que a pele dos dedos ficou enrugada. Por conta disso, também já deve ter se perguntado a causa do fenômeno ocorrer.

continua depois da publicidade

Na verdade, não é nada preocupante e sim apenas um mecanismo que a nossa própria pele possui. As raízes por trás desse mecanismo podem remontar até a era dos primeiros humanos. Descubra com a gente como isso realmente funciona.

Diretamente falando, o enrugamento da pele dos nossos dedos se deve ao fato de que as células mortas encontradas na epiderme são ricas em gordura e queratina. ‘

continua depois da publicidade

Por conta disso, ao ficarem em contato tempo demais com a água, acabam sendo encharcadas e se desprendendo, causando a aparência enrugada.

Em um experimento feito por cientistas da Universidade de Newcastle (Inglaterra), foi constatado que existe um uso verdadeiro para essa funcionalidade do corpo humano.

Durante a experimentação, os voluntários teriam que pegar bolinhas de gude que estavam em um balde com água. Ao pegar as bolinhas, deviam passá-las para outro recipiente.

continua depois da publicidade

Os pesquisadores separarem os voluntários em dois grupos. Aqueles que realizaram o teste com o os dedos enrugados e aqueles que fizeram o experimento com os dedos lisos e secos. O resultado foi que aqueles que estavam com os dedos enrugados conseguiram terminar a tarefa com mais eficiência.

Como conclusão, os cientistas analisaram que tal efeito provavelmente se deve a evolução da nossa espécie. Para os primeiros humanos, essa capacidade de agarrar objetos com mais facilidades com os dedos enrugados foi uma vantagem na obtenção de alimentos.

Mais uma prova disso é que não são somente nós seres humanos que possuímos essa capacidade. Outros primatas também tem essa habilidade e a utilizam da mesma forma. Seja para alcançar lugares mais distantes ao se pendurar em galhos ou para conseguir se alimentar.

continua depois da publicidade