O que me deixa bêbado mais rápido? Veja 5 situações para evitar

Nosso cérebro reage à bebida alcoólica rapidinho, mas algumas circunstâncias aceleram ainda mais esse processo, sabia?

As bebidas alcoólicas fazem parte das relações humanas há muito tempo — se há até milagres bíblicos relacionados ao consumo de vinho, dá para termos uma ideia de que, pelo visto, seres humanos apreciam naturalmente esse tipo de substância.

continua depois da publicidade

Ainda assim, precisamos ter noção de que o consumo de bebidas alcoólicas afeta diretamente o corpo e, em alguns casos, compromete nossa integridade física e mental.

O segredo, como quase tudo na vida, é buscar o consumo equilibrado e, claro, evitar as atitudes a seguir, que causam embriaguez mais rapidamente:

continua depois da publicidade

Beber de estômago vazio

O erro clássico de quem “queima a largada” em festas e reuniões comemorativas é começar a beber sem forrar o estômago antes. O álcool é absorvido na região do intestino delgado, onde chega rapidamente quando não há nenhuma comida no estômago.

Isso provoca picos da substância na corrente sanguínea, deixando o indivíduo bêbado em pouco tempo.

Consumir bebida “disfarçada”

Em alguns países e culturas, os drinks de gelatina são muito comuns. Ainda que pareçam divertidos, eles aceleram demais o processo de embriaguez, justamente porque as pessoas não têm noção da quantidade de álcool que estão consumindo.

continua depois da publicidade

É muito mais fácil comer vários potinhos de gelatina do que tomar um copo de vodca, não é mesmo? Ainda assim, as duas formas de consumo podem apresentar teor alcoólico similar.

Beber com amigos

Olha só que curioso. Uma pesquisa feita para entender por que aquele happy hour deixa a galera bêbada rapidamente mostrou que, enquanto estamos em uma mesa de bar conversando com amigos, nosso cérebro “esquece” de metabolizar o álcool e foca mais em suas habilidades sociais.

É por isso que, de repente, todo mundo está bêbado e ninguém entende por quê.

continua depois da publicidade

Combinação com outras substâncias

Alguns medicamentos e outras substâncias de uso recreativo podem potencializar os efeitos do álcool no organismo. Consumir várias drogas ao mesmo tempo é sempre uma péssima ideia.

Misturar destilados com refrigerante

O famoso “tubão” é um verdadeiro foguete em direção à embriaguez. A combinação do destilado, que já é uma bebida com maior teor alcoólico, com refrigerante é uma forma de fazer com que o drink desça mais rápido. Assim, as pessoas bebem mais sem terem noção e, claro, ficam embriagadas em pouco tempo.

Beber em qualquer quantidade já faz com que o seu corpo precise trabalhar mais do que o normal. O ideal é respeitar seus limites, evitar o consumo excessivo e, se notar que está com dificuldades em ficar sem beber, buscar ajuda médica e psicológica.

continua depois da publicidade