Qual é o melhor jeito de coar café: coador de papel ou de pano?

No papel ou no pano, não existe jeito certo de tomar um cafezinho. Mas existem diferenças entre os dois métodos de filtragem. Confira com a gente.

O café é uma das principais mercadorias do Brasil quando se trata de exportação. É um produto que faz parte da nossa economia e também da nossa cultura. Afinal, todo mundo gosta de um cafezinho passado na hora. Mas no momento de fazer o café, você usa o coador de pano ou papel? E já se perguntou qual a diferença entre ambos? Decidimos listar quais as diferenças entre os dois. No fim das contas, será que tem um melhor?

continua depois da publicidade

Coador de pano

A começar com o coador de pano, é provavelmente o mais queridinho e mais utilizados nas casas brasileiras. Além de não doer tanto no bolso, ele entrega uma bebida mais encorpada, destacando o sabor e aroma característicos do café.

Muitas pessoas podem defender esse método dizendo que o coador de pano mantém um sabor mais agradável e não tão forte ao paladar. E isso se deve ao fato de que, ao utilizar esse tipo de filtragem, não se mantêm todos os óleos essenciais contidos no pó do café.

continua depois da publicidade

Como pontos positivos temos a facilidade de manusear e também o fato de ser um utensílio reutilizável. Mas fique atento: por conta da reutilização, o coador de pano pode acumular resíduos, tornando um pouco mais complicado limpar. Desse modo, o aconselhado é sempre lavar o coador logo após o uso.

Coador de papel

Conhecido por ser mais prático e por resultar bebidas mais equilibradas e leves, o coador de papel (ou filtro de papel) está ficando cada vez mais popular. Facilmente encontrados em qualquer mercadinho, é uma opção que agrada desde quem quer fazer um café com preparos mais simples aos mais complexos.

Podendo ser descartado e não precisando ser limpo após a utilização, o coador de papel se destaca também por trazer um sabor diferenciado para a bebida. Contendo um tom de acidez mais presente, também produz uma bebida mais leve e equilibrada.

continua depois da publicidade

Mas nem tudo são mil maravilhas. Por conta da alta retenção dos óleos do pó do café, perde-se um pouco do “real” sabor da bebida. Além, é claro, de ter como outro ponto negativo o custo financeiro. Por mais que tenha opções mais baratas nos mercados, o filtro acaba por implicar em um custo adicional ao seu bolso e à natureza.