Como fazer uma mini horta em casa? Veja 7 dicas

Já pensou em ter ingredientes fresquinhos à sua disposição quando você quiser? Então confira este texto e descubra que, sim, isso é possível.

Quando pensamos em plantações é muito comum que venha até nossa mente a imagem de uma imensidão de terra plantada, ou estufas gigantes com muitas hortaliças e diversos funcionários.

continua depois da publicidade

Só que essas imagens, mesmo sendo verdadeiras, estão longe de contemplar todas as possibilidades de relação com a terra. Inclusive, na sua própria casa é possível fazer uma horta e sentir a alegria de ver sua comida crescendo sob seus cuidados.

Para tornar essa prática mais fácil, o Tudo Bahia separou sete dicas de como fazer uma mini horta em casa. Confira a seguir:

continua depois da publicidade

1. Escolha um local arejado e com luz solar

Procure onde você mora algum lugar no qual haja uma boa circulação de ar e o sol bata em algum momento do dia. Caso consiga achar uma posição na qual ele não pegue nas plantinhas ao meio-dia, melhor ainda, porque o tempo ideal de exposição ao sol é entre 17 e 18h.

2. Mudas e sementes

Quando for comprar as mudinhas ou sementes, dê preferência pelas verduras e temperos que você mais gosta. Mesmo que sejam um pouco mais complicadas de cultivar, a recompensa sentida será maior.

3. Preparar a terra

Dê preferência por terra vegetal, adubo ou húmus de minhoca, porque esses materiais são muito ricos em nutrientes.

continua depois da publicidade

4. Cuidado com a água

Regue todos os dias sua hortinha uma vez por dia quando a temperatura não estiver muito alta. Já em dias de forte calor, regue-a duas vezes.

5. Cuidado com pragas

Caso você perceba que existem pulgões ou manchas nas folhas do seu cultivo, procure uma casa especializada para ver como lidar com esse problema.

6. Identificação

Principalmente quando as plantas estiverem pequenininhas, pode ser uma boa ideia espetar um palito de sorvete ao lado delas com a identificação, dessa forma você nunca irá errar o tempero.

continua depois da publicidade

7. Seja criativo

Quando for escolher os recipientes para sua horta, você pode deixar a imaginação fluir. Podem ser usados desde pallets, vasinhos individuais e até canos de PVC cortados ao meio.

Uma dica extra é não ter vergonha de perguntar. Via de regra, os atendentes das lojas que vendem mudas podem dar ótimas dicas para conseguir construir sua mini horta.