Conheça o Pastor Basco, uma das raças mais antigas de cachorro

Com menos de 100 mil exemplares registrados no mundo, o Pastor Basco é considerado uma raça rara.

Você já ouviu falar na raça de cachorro Pastor Basco? Se nunca ouviu falar, isso não é nenhuma surpresa, já que, apesar de ter surgido há milhares de anos, a raça permaneceu desconhecida durante muitos anos.

continua depois da publicidade

Para se ter uma ideia, ela somente foi reconhecida pela Sociedade Canina Espanhola em 1995 (o Pastor Basco é originário do País Basco) e, até o momento, não foi reconhecida pela Federação Cinológica Internacional (FCI).

Origem do Pastor Basco

Como dito, a raça Pastor Basco surgiu há milhares de anos, segundo restos achados, e algumas pinturas e manuscritos da época medieval, mais precisamente dos séculos 16 e 18.

continua depois da publicidade

Apesar de quase ter sido extinta, ela continua a ser muito valorizada, especialmente para as atividades de pastoreio e como animal de companhia.

Uma das causas de sua quase extinção foram os ataques de lobos aos gados, gerando grandes perdas aos criadores. Eles colocaram a culpa desses ataques nos seus cães da raça Pastor Basco e decidiram substitui-los por Mastins. Isso ocorreu particularmente nas províncias da Guipuzcoa e Navarra.

Um dos fatores que permitiu a continuidade da raça foram as competições de cães de pastoreio. Nelas, o Pastor Basco não passava despercebido, despertando a admiração por seus trabalhos tão bem realizados. Tal fato levou essa raça a ser chamada de Euskal Artzain Txakurra (EAT), ganhando então um nome basco.

continua depois da publicidade

Atualmente, há menos de 100 mil exemplares do Pastor Basco registrados no mundo todo, sendo considerada uma raça rara. Mas ele tende a crescer, já que vem sendo mundialmente difundido.

Características do Pastor Basco

Há duas variedades de Pastor Basco. São elas:

  1. Gorbeiakoa: os cães dessa variedade apresentam pelo de cor avermelhada, sendo ele levemente encaracolado. O rabo é comprido e peludo. Seu tamanho é médio e eles podem chegar a pensar 20 kg;
  2. Iletsua: os cães dessa variedade apresentam pelo de cor mais clara que a anterior, com um tom canela e, às vezes, amarelo. O pelo não é tão encaracolado. Seu rabo é curto. Já o tamanho é similar ao da outra variedade.

No entanto, seja qual for a variedade, o Pastor Basco é caracterizado por ser um cachorro atlético, ágil e de muita energia. Assim, ele necessita passear, correr e brincar para gastar toda a sua energia acumulada.

continua depois da publicidade

O cão dessa raça é considerado inteligente, trabalhador e sociável. E, por ser sociável, ele é perfeito para estar com crianças. O Pastor Basco não exige muitos cuidados, já que possui uma ótima saúde e um forte sistema imunológico.

Um dos poucos cuidados que ele exige é em relação ao pelo, que demanda um tempo diário da rotina para ser escovado e, assim, mantê-lo desembaraçado e brilhante. Caso isso não seja feito, serão formados nós no pelo, obrigando o seu tutor a cortá-lo.